Relatórios Técnicos
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Item MEDICINA BIOMORFOLOGIA I - MÓDULO - ANATOMIA APLICADA I Plano de Ensino 2017.1(2017) BARROS, RINALDO ANTUNES; BARRETO, THAIS FAGUNDESItem Banco de Dados Pesquisa Qualitativa em HTLV(2019-04-02) Genildes Santana, Katia Nunes SáBanco de Dados de Entrevistas e Grupos Focais de Pacientes e Acompanhantes de Pessoas com HTLV-1Item Relatório da visita técnica ao Centro Comunitário Vida Plena (CCVP) 2018.2(2019) Augusto Cesar Costa Cardoso; Augusto Cesar Costa CardosoO Interprofissionalismo com ênfase no trabalho em equipe constitui, até a atualidade, um dos maiores desafios à resolutividade do Sistema Único de Saúde (SUS), além da formação acadêmica com atenção às DCN e na interdisciplinaridade, além de princípios humanísticos desde o ingresso no ensino superior. Em 2018.2 foi implementada a visita técnica de discentes ao CCVP, dentro de um projeto inovador do Núcleo Comum com a perspectiva de Interprofissionalismo, com ênfase no trabalho em equipe ao reunir discentes de todos os cursos da EBMSP (Enfermagem, Medicina, Biomedicina, Educação Física, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia), em equipes com o olhar multiprofissional ao construírem pedagogicamente atividades e relatório em grupo. As visitas ocorreram em 8 tardes de segunda e 5 nas manhãs de sexta, totalizando 125 discentes ao longo do semestre. Todas as visitas seguiram um roteiro com divisão de 4 etapas:Item Relatório Núcleo Comum 2018.1(2019) CARDOSO, AUGUSTO CESAR COSTA; CARDOSO, AUGUSTO CESAR COSTAO Núcleo Comum da EBMSP implementou as visitas técnicas de discentes do curso de Medicina, da disciplina Saúde Coletiva I (1o. Semestre), ao Centro Comunitário Vida Plena em 2018.1 com ênfase na Atenção Primária em Saúde (APS). A Atenção Primária em Saúde caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção holística que impacte na situação de saúde e autonomia dos indivíduos e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades. Os discentes de Medicina necessitam desde cedo conhecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), para a melhor compreensão das DCN e aprendizagem de saúde coletiva. Em 2018.1 foi implementada a visita técnica de discentes no primeiro semestre do curso de Medicina e foram realizadas 14 visitas ao CCVP, sendo 6 nas tardes de segunda e 8 nas manhãs de sexta, totalizando 125 discentes ao longo do semestre.Item Relatório Núcleo Comum 2018.2(2019) CARDOSO, AUGUSTO CESAR COSTA; CARDOSO, AUGUSTO CESAR COSTAO Núcleo Comum da EBMSP implementou as visitas técnicas de discentes de todos os cursos da EBMSP (Enfermagem, Medicina, Biomedicina, Educação Física, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia) em equipes multiprofissionais ao Centro Comunitário Vida Plena em 2018.2, dentro de um projeto inovador com a perspectiva de Interprofissionalismo, com ênfase no trabalho em equipe ao reunir discentes de todos os cursos, em equipes com o olhar multiprofissional ao construírem pedagogicamente atividades e relatório em grupo. O Interprofissionalismo com ênfase no trabalho em equipe constitui, até a atualidade, um dos maiores desafios à resolutividade do Sistema Único de Saúde (SUS), além da formação acadêmica com atenção às DCN e na interdisciplinaridade, além de princípios humanísticos desde o ingresso no ensino superior. As visitas ocorreram em 8 nas tardes de segunda e 5 nas manhãs de sexta, totalizando 125 discentes ao longo do semestre.Item Relatório REC da EBMSP 2017.1(2017-07-27) CARDOSO, AUGUSTO CESAR COSTA; CARDOSO, AUGUSTO CESAR COSTAA Revista Enfermagem Contemporânea não aplica taxas de submissão, publicação ou de qualquer outra natureza, sendo um veículo científico voltado para o avanço da ciência. Ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Item Relatório REC da EBMSP 2017.2(2017-12-13) CARDOSO, AUGUSTO CESAR COSTA; CARDOSO, AUGUSTO CESAR COSTAA Revista Enfermagem Contemporânea (REC) é uma publicação online semestral produzida pelo Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.Recebe artigos originais, de revisão e relatos de experiência resultantes de pesquisas e relatórios de iniciação científica, produção de grupos de pesquisa, projetos de intervenção e extensão, bem como, as desenvolvidas por livre pesquisador. Missão: Promover o apoio contínuo a pesquisas e formação de pesquisadores. Tornar a pesquisa científica acessível a comunidades não-especializadas além da comunidade científica-acadêmica, tais como gestores públicos, legisladores e organizações não-governamentais.Item Relatório REC da EBMSP 2016.1(2016-07-13) CARDOSO, AUGUSTO CESAR COSTA; CARDOSO, AUGUSTO CESAR COSTADetecção de Plágio e Autoarquivamento Com o intuito de fazer cumprir as práticas mais éticas na publicação científica e prevenir infração de direitos autorais, os artigos recebidos são analisados através da ferramenta Similarity Check, alimentada pelo software iThenticate. Os manuscritos analisados que apresentarem altas taxas de similaridade na redação dos segmentos introdução, discussão e resultados com conteúdo previamente publicado em veículos de comunicação científica que possuam ISSN e ISBN, sem as devidas citações e referências bibliográficas, serão rejeitados. É importante esclarecer que o depósito em repositórios e servidores institucionais não caracteriza um autoplágio. É autoplágio o conteúdo já publicado em periódicos com ISSN ou em livros com ISBN. Conteúdos oriundos de pesquisas desenvolvidas nas instituições acadêmicas como tese, dissertação e TCC podem e devem ser republicados em periódicos ou em livros científicos.Item Relatório REC da EBMSP 2015.2(2015-12-13) CARDOSO, AUGUSTO CESAR COSTA; CARDOSO, AUGUSTO CESAR COSTAPolíticas de Seção Artigos Originais São considerados artigos originais aqueles que apresentam dados originais, inéditos, de pesquisa acerca de temas e assuntos da enfermagem, da saúde coletiva e de suas interfaces. Relatos de Experiência Relatos de experiências que descrevam situações reais onde procedimentos e técnicas foram desenvolvidos como estratégias de pesquisa e incluam todas as seções de um ensaio clínico. Como possuem pouca possibilidade de extrapolação dos resultados, só são considerados para a publicação estudos de casos raros, observações inusitadas e/ou inovações tecnológicas. De acordo com normas nacionais e internacionais de ética em pesquisa, todos os estudos de caso precisarão incluir o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado pelo(s) paciente(s), o número de autorização do Conselho de Ética em Pesquisa da instituição de origem da pesquisa e, quando aplicável, o termo de autorização para uso de imagem e voz para fins científicos também assinado pelo(s) paciente(s). Estudos de Revisão: Sistemática - Integrativa – Bibliométrica Estudos que produzem indicadores, análise e/ou síntese da literatura de tema relacionado à saúde, considerando que para a revisão integrativa que permite a avaliação crítica e a síntese do tema investigado será necessário reunir e sintetizar as evidências disponíveis na literatura e levantar questionamentos caso as conclusões sejam baseadas numa metodologia questionável. Manuscritos de revisão sistemática e que incluam metanálise terão prioridade em relação aos demais estudos de revisão. Revisões narrativas não serão mais publicadas a partir de maio de 2018.Item Relatório REC 2018.1(2018-07-13) CARDOSO, AUGUSTO CESAR COSTA; CARDOSO, AUGUSTO CESAR COSTAA Revista Enfermagem Contemporânea (REC) é uma publicação online semestral produzida pelo Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Vocacionada para a formação de pesquisadores de graduação e pós-graduação nas interfaces com enfermagem e saúde coletiva, oferece um ecossistema de publicação que proporciona a revisão aprofundada por pares e pareceres consubstanciados que alinham o conteúdo científico e o desenho metodológico dos estudos. Contribui assim no desenvolvimento do pesquisador, complementando a formação em sala de aula, em laboratório e em atividades de extensão.Item Relatório REC da EBMSP 2015.1(2015-07-13) CARDOSO, AUGUSTO CESAR COSTA; CARDOSO, AUGUSTO CESAR COSTAA Revista Enfermagem Contemporânea (REC) é uma das Revistas Científicas da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e foi criada no ano de 2013.Item Relatório REC da EBMSP 2016.2(2016-12-29) CARDOSO, AUGUSTO CESAR COSTA; CARDOSO, AUGUSTO CESAR COSTAA REC foi indexada e/ou catalogada nas seguintes bases de dados: DOAJ ROAD FUNADESPItem Relatório REC Suplemento1 2017.2(2017-12-13) CARDOSO, AUGUSTO CESAR COSTA; CARDOSO, AUGUSTO CESAR COSTAO Simpósio Brasileiro de Saúde do Trabalhador (SBST) se configurou iniciativa do Grupo de Pesquisa Interfaces em Saúde, linha de Gestão e Trabalho (GEPIS/Gestra) em parceria com a empresa de Consultoria em Saúde do Trabalhador (CONSAT). Subsidiado pela CAPES via edital publico, ocorreu nos dias 24 e 25 de Novembro de 2017, na Unidade Acadêmica Cabula da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.Item Relatório de pesquisa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Enfermagem da EBMSP– GEPEN 2013(2013-11-27) CARDOSO, AUGUSTO CESAR COSTA; CARDOSO, AUGUSTO CESAR COSTAO Gepen contém na atualidade, após a seleção de agosto, 21 pesquisadores, 54 discentes e 2 lideranças necessitando de adequação ao CNPq para evitar descredenciamento. Foi realizada reunião com representantes de 5 Linhas de Pesquisa, os quais sugerem que sejam viabilizados 2 grupos com 10 pesquisadores (cada) e 3 Linhas de Pesquisa, divididos da seguinte forma: Grupo 1 abrangendo as Linhas Saúde da Mulher; Saúde da Criança e Adolescente e Dor e Cuidados Paliativos (1 profa. doutora: Tania Bispo) e 33 discentes, e Grupo 2 com as Linhas Saúde Pública e Doenças Cardiovasculares; Gestão e Trabalho e Humanismo e Bioética (1 profa. doutora: Mary Gomes), no total de 19 discentes.Item Relatório de pesquisa do GEPEN (Enfermagem – EBMSP) LINHA SAÚDE PÚBLICA E DOENÇAS CARDIOVASCULARES - 2015-2016(2015-11-27) CARDOSO, AUGUSTO CESAR COSTA; Palmeira, Catia Suely; Gama, Glicia Gleide Gonçalves; Varela, Claudete Dantas da Silva; Macedo, Tassia Teles Santana; CARDOSO, AUGUSTO CESAR COSTAO GEPEn tem por objetivo incentivar os alunos/ professores para uma pratica cada vez mais fundamentada em evidência cientifica, incentivando o raciocínio critico e a interpretação de resultados. Através de atividades de estudo aprofundado e desenvolvimento de pesquisas na área de interesse, além da participação em eventos e palestras, o aluno poderá adquirir conhecimentos científicos, sendo acompanhado de perto por professores orientadores especialistas na área. A Linha Saúde Pública e Doenças Cardiovasculares apresenta abaixo sua produção de pesquisa, além de discentes e docentes participantes no biênio.Item Relatório de pesquisa do GEPEN 2012(2012-11-29) CARDOSO, AUGUSTO CESAR COSTA; CARDOSO, AUGUSTO CESAR COSTAItem Relatório de Pesquisa GEPEN 2011(2011-12-13) CARDOSO, AUGUSTO CESAR COSTA; CARDOSO, AUGUSTO CESAR COSTAItem Relatório de trabalho do Grupo de Estudo e Pesquisa em Enfermagem da EBMSP– GEPEN 2014(2014-11-27) CARDOSO, AUGUSTO CESAR COSTA; CARDOSO, AUGUSTO CESAR COSTAO Grupo foi cadastrado no CNPq em 2011, composto por três grandes eixos temáticos, sob a responsabilidade de 15 docentes especializados, tendo sido depois ampliado até 2014 com 6 Linhas de Pesquisa e com a participação de 21 docentes. Nos últimos 2 anos contou com 3 Linhas de Pesquisa (conforme apresentação abaixo), participação de 11 docentes e 7 pesquisadores com pós graduação, além de 25 discentes.Item Relatório Saúde Coletiva II referente a Visita Técnica de Enfermagem a USF em 2017.1(2017-05-27) CARDOSO, AUGUSTO CESAR COSTA; CARDOSO, AUGUSTO CESAR COSTA; Silva, Aidê NunesNesse momento histórico da EBMSP registramos neste relatório as primeiras experiências de visita técnica de discentes à USF do município de Salvador (4 dias – ver quadro abaixo) através do curso de Enfermagem. Nesta ocasião foi debatido sobre APS, territorialização e Saúde da Família com trabalhadores de saúde. Cabe demarcar que o sucesso de tais experiências repercute em todos os cursos que através do Núcleo Comum iniciarão atividades inspiradas nesta experiência.Item Relatório Saúde Coletiva II do Curso de Enfermagem da EBMSP 2017.2 - Roda de Conversa sobre a PNAB e o processo de trabalho na Estratégia de Saúde da Família(2017-11-27) CARDOSO, AUGUSTO CESAR COSTA; CARDOSO, AUGUSTO CESAR COSTA; Silva, Aidê NunesNesse cenário de aprofundamento de atividades de APS na EBMSP registramos neste relatório através do curso de Enfermagem a realização de importante Roda de Conversa. Nesta ocasião foi debatido e registrado as narrativas de discentes (quadro abaixo) sobre PNAB, e o processo de trabalho na Estratégia de Saúde da Família. Cabe demarcar que o sucesso de tais experiências repercute para a ideia de fortalecimento do Núcleo Comum com a proposta de inclusão de outros cursos nesta experiência.