Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8070
Título : Papel da cervicometria na predição do parto vaginal pós-indução: uma revisão sistemática
Autor : CUBILHAS, Beatriz Gedeon
Palabras clave : Medida do Comprimento Cervical
Revisão sistemática
Trabalho de Parto Induzido
Fecha de publicación : 2021
Resumen : Introdução: A indução do trabalho de parto é uma prática obstétrica realizada em 20% das gestantes nos países desenvolvidos. Nesse contexto, vê se necessário o desenvolvimento de um método acurado para predizer o sucesso da indução,visando submeter pacientes que possam se beneficiar e tenham uma menor chance de complicações. O escore de Bishop, método preditor atual, tem sido contestado e diante disso, a cervicometria tem ganhado destaque como alternativa para predizer o parto vaginal após indução. Objetivo: Avaliar o papel da cervicometria como método de predição para o parto vaginal após indução. Métodos: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura cuja busca foi conduzida nas bases de dados PubMED, LILACS e SciELO e utilizados os descritores “cervical length measurement” e “labor, induced”. O protocolo PRISMA foi utilizado como guia. A busca foi feita por estudos em inglês, português e espanhol publicados nos últimos 10 anos, que incluíram gestantes submetidas a cervicometria pré-indução do parto e definiram o desfecho primário como o sucesso da indução culminando na ocorrência de um parto vaginal. A qualidade dos artigos foi avaliada com base no STROBE.Resultados: 88 artigos foram encontrados nas bases de dados e 15 foram selecionados para inclusão. 60% dos artigos defendem o uso da cervicometria como preditor do sucesso da indução do parto, porém a acurácia evidenciada pelos estudos foi de baixa a moderada. Conclusão: Não existem dados na literatura que sustentem o uso da cervicometria como preditor do parto vaginal pós-indução.
URI : https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8070
Aparece en las colecciones: Medicina



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.