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Título : Uso de realidade virtual para simulações realísticas como ferramenta para a formação de médicos uma revisão sistemática
Autor : PINTO, Luiz Gustavo Costa
Palabras clave : Simulação realística
Ensino médico
Realidade virtual
Fecha de publicación : 2023
Resumen : Introdução: A busca por otimizar o aprendizado e a aplicabilidade dos conhecimentos tem promovido o emprego de metodologias de ensino ativo. Um dos recursos utilizados é o Ensino Baseado em Simulações (EBS), que visa substituir procedimentos reais por modelos simulados que proporcionem um ambiente experimental. O evento da pandemia do COVID-19 comprometeu a continuidade normal das práticas de simulação pelas instituições de. Nessa perspectiva, surge espaço para a aplicação de tecnologias pioneiras para métodos de ensino ativo, a exemplo da realidade virtual, que permite a imersão mental possibilitando o treinamento de habilidades práticas médicas. Objetivos: Comparar a eficiência do uso da realidade virtual na formação dos médicos em relação a metodologias tradicionais, bem como compreender a perspectiva dos usuários sobre o aprendizado mediante uso da estratégia de simulação por realidade virtual. Metodologia: O estudo utilizou o protocolo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis - PRISMA como guia para a construção. Os artigos foram selecionados a partir da busca na plataforma MEDLINE/PubMed, sendo analisados ensaios randomizados em inglês, português e espanhol relacionados à temática abordada publicados entre 2020 a 2023. Após a triagem, os dados coletados foram organizados em tabelas para embasamento da análise narrativa. Os estudos inclusos foram avaliados quanto ao risco de viés através da ferramenta RoB 2.0 (Revised Cochrane risk-of-bias tool for randomized trials). Resultados: 138 artigos foram identificados. Após a triagem 7 deles foram incluídos na revisão. Os estudos aplicaram a tecnologia de realidade virtual no treinamento de estudantes ou médicos em cenários diversos, apresentando de modo geral uma comparação entre os grupos controle que usaram metodologias de ensino tradicionais com os grupos intervenção em uso de instrumentos de realidade virtual. 4 estudos apontaram melhora em habilidades processuais, 5 descreram sobre a variável tempo, sendo que 3 demonstraram redução do tempo ou aumento da rapidez, enquanto 2 não tiverem relevância estatística para comprovar resultado. Conclusão: O uso de ferramentas de realidade virtual apresentou caráter de superioridade ou não inferioridade quanto à melhora nas habilidades processuais, tempo e taxas de sucesso dos procedimentos.
URI : https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7807
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