Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7787
Título : Internações por obesidade na bahia e a pandemia um estudo epidemiológico
Autor : GONZAGA, ulio Maximiano Nascimento Coimbra
Palabras clave : Obesidade
Pandemia
Saúde
Fecha de publicación : 2023
Resumen : A obesidade é uma questão de saúde global, associada a diversas complicações metabólicas, endócrinas e mecânicas. Durante a pandemia de COVID-19, a obesidade emergiu como um fator de risco para complicações graves da doença. No Brasil, a prevalência da obesidade aumentou consideravelmente nos últimos anos. Este estudo tem como objetivo traçar o perfil epidemiológico das internações por obesidade na Bahia durante a pandemia de 2020 a 2022, analisando diferenças de gênero e idade dos pacientes hospitalizados. Trata-se de um estudo observacional retrospectivo que utiliza dados secundários do Sistema de Informação sobre Morbidade Hospitalar do SUS (SIH/SUS), abrangendo janeiro de 2020 a dezembro de 2022. Os resultados revelam um aumento significativo nas internações por obesidade na Bahia durante a pandemia, atingindo o pico em 2022. As mulheres foram mais afetadas do que os homens, com a faixa etária de 30 a 49 anos sendo a mais atingida. A maioria dos casos ocorreu em pessoas pardas, seguidas por pretas, amarelas e brancas. Não foram registrados casos entre a população indígena. Esse estudo enfatiza a necessidade de políticas de saúde pública direcionadas e medidas preventivas para combater a obesidade e seus efeitos durante a pandemia de COVID-19. Além disso, ressalta a importância de pesquisas adicionais para uma compreensão mais profunda dos impactos da pandemia nas internações por obesidade, levando em consideração disparidades raciais e fatores psicossociais.
URI : https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7787
Aparece en las colecciones: Medicina



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.