Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7732
Título : Análise observacional da notificação de doença de chagas aguda no brasil (2018-2021)
Autor : TEIXEIRA, Carlos Eduardo de Menezes Moraes
Palabras clave : Notificação
Doença de Chagas Aguda
COVID-19
Perfil epidemiológico
Fecha de publicación : 2023
Resumen : Introdução: A Doença Aguda de Chagas (DCA) é uma doença endêmica da América Latina com grande impacto epidemiológico no Brasil e é transmitida vetorialmente por insetos da família Reduviidae vulgo barbeiro. Concomitante a isso, a pandemia da COVID-19 que se instalou no Brasil no início de 2020 causou diversas mudanças no funcionamento da saúde do país, influenciando diretamente nos números de notificação de várias doenças que foram colocadas em segundo plano. Por conta disso tratamentos foram adiados e houve maior dificuldade no acesso aos serviços de saúde não relacionados com a COVI-19. Objetivos: Comparar o número de casos notificados da doença de Chagas aguda no Brasil entre períodos de 2018-2019 e 2021 2021, além de descrever o perfil epidemiológico dos por casos notificados de DCA no período. Metodologia: Estudo ecológico de série temporal observacional e descritivo, baseado nos dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) disponibilizados no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), além de usar os dados do site oficial do Governo sobre a notificação de covid-19, CORONAVÍRUS//BRASIL (https://COVID.saude.gov.br) na comparação do número de casos notificados de DCA pré e durante pandemia de COVID-19, descrição do perfil epidemiológico dos casos de DCA. As variáveis foram descritas por distribuição de frequência. Foi utilizado a correlação de Spearman para avaliar a correlação entre a notificação de DCA e COVID-19. Resultados: O perfil epidemiológico permaneceu inalterado entre os períodos observados, sendo composto prioritariamente por homens, pardos, residentes na região Norte do país, na faixa etária 20-59 anos, contaminados por via oral. Já em relação ao número de casos notificados de DCA, houve redução de 56,3% no ano de 2020 e 16,9% em 2021 em relação a média dos dois anos pré-pandemia. A análise de correlação demonstrou uma correlação negativa entre as notificações de DCA e COVID-19, entre os anos 2020 e 2021. Conclusão: A redução da notificação da DCA sem causa aparente durante a pandemia, mostra-se sugestiva de uma subnotificação imposta no cenário pandêmico devido a influência de medo e incertezas do cenário, associada a dificuldade de acesso a unidades de saúde para doenças que não fossem a COVID-19.
URI : https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7732
Aparece en las colecciones: Medicina



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.