Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7720
Título : Perfil de comorbidades em pacientes com psoríase e artrite psoriásica: estudo de corte transversal
Autor : CARDOSO, Adler Lima
Palabras clave : Psoríase
Artrite Psoriásica
Comorbidades
Fecha de publicación : 2024
Resumen : Introdução: A psoríase (Pso) é um tipo de doença inflamatória, crônica, comum da pele, reconhecida como um distúrbio inflamatório sistêmico denominado Doença Psoriática. Há uma necessidade contínua de que os profissionais de saúde reconheçam e sejam informados sobre as comorbidades da Pso para garantir cuidados médicos abrangentes aos pacientes. Este estudo teve como objetivo descrever as comorbidades presentes em pacientes com diagnóstico de Pso e Artrite Psoriásica, atendidos em um ambulatório público de Dermatologia e Reumatologia localizado em Salvador-Bahia. Métodos: Este estudo transversal foi realizado entre janeiro de 2022 e março de 2023. Os autores utilizaram dados secundários de prontuários médicos digitais. Foram incluídos pacientes maiores de 18 anos com diagnóstico de Psoríase. As variáveis estudadas foram epidemiológicas, comorbidades, medicamentos em uso e PASI (Psoriasis Area and Severity Index). A correlação linear foi realizada através do coeficiente de Pearson. Resultados: Dos 66 prontuários avaliados, 62,1% eram do sexo feminino e a média de idade foi de 57 anos (±16). O tempo médio desde o diagnóstico de Pso foi de 11 anos (±7), enquanto o PASI médio foi de 3,5 (±4). As principais comorbidades cardiometabólicas encontradas foram: Hipertensão Arterial Sistêmica (42,4%), Dislipidemia (39,4%) e Diabetes Mellitus tipo II (19,7%). Ansiedade e Depressão afetaram 4,5% dos pacientes, respectivamente. As comorbidades dermatológicas foram dermatite seborreica (12,1%) e melasma (4,5%). Entre as doenças reumáticas, 22,7% tinham diagnóstico de Artrite Psoriática e 4,5% tinham Osteoartrite. Não houve correlação entre a idade e o número de comorbidades da amostra (r = 0,113 e p = 0,368), bem como o PASI e o número de comorbidades (r = -0,058, p = 0,680). Conclusão: Os dados corroboram com a literatura mundial e mostram incidência mais extensa de comorbidades cardiovasculares. Não encontramos correlação entre idade e PASI com o número de comorbidades em nossa amostra.
URI : https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7720
Aparece en las colecciones: Medicina



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.