Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7633
Title: Ensaio clínico randomizado: aula expositiva versus aula com gamificação e histórias interativas na fixação do conhecimento em estudantes de medicina
Authors: LIMA, Maria de Lourdes
SILVA NETO, Marinho Marques da
ALELUIA, Ieda Maria Barbosa
SILVA, Silvia Maria Barreto da
OLIVEIRA, Clístenes Queiroz
Keywords: Educação médica
Gamificação
Histórias interativas
Ensaio randomizado
Fixação de conhecimento
Issue Date: 2021
Publisher: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Abstract: Mesmo diante de uma geração de estudantes criada no ambiente dos jogos e da interatividade, a metodologia da Gamificação associada a Histórias interativas ainda não foi suficientemente testada através de estudos com maior poder estatístico. Este estudo visa comparar a fixação de conhecimento de estudantes de Medicina expostos à aula expositiva ou aula através de jogos e histórias interativas. Secundariamente, tem como objetivo comparar os níveis de aquisição de conhecimento e de satisfação após a exposição às duas diferentes metodologias referidas. Métodos: oitenta e três estudantes do 5º e 6º anos foram incluídos em um estudo clínico randomizado, controlado e cruzado, comparando-se o uso de aulas com gamificação e histórias interativas com o uso de aula tradicional. Os principais desfechos avaliados foram o nível de fixação de conhecimento um mês depois da exposição à última aula, o incremento de conhecimento antes e após cada aula e nível de satisfação ao final de cada aula. Realizou-se análise estatística usando-se o Teste dos Sinais de Wilcoxon, ao nível de significância de 5%. Resultados: a fixação de conhecimento no grupo Gamificação e Histórias foi 3,6 vezes maior (p < 0,001) do que no grupo Aula Expositiva. Os níveis de aquisição de conhecimento e a satisfação também foram superiores no grupo Gamificação. Conclusão: o presente estudo indica que a Aula com metodologia Gamificação e Histórias Interativas é superior à Aula Tradicional na fixação do conhecimento em estudantes de Medicina. Além disso, observou-se também superioridade nos níveis de aquisição de conhecimento e de satisfação.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7633
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.