Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7160
Título : A influência da hidrocefalia no prognóstico de pacientes acometidos por hemorragia subaracnóidea aneurismática
Autor : Cunha, Matheus Almeida Ribeiro da
Palabras clave : Hemorragia Subaracnóidea Aneurismática
Hidrocefalia
Prognóstico
Fecha de publicación : 2022
Resumen : Introdução: A hemorragia subaracnóidea (HSA) é uma importante emergência neurológica cuja principal etiologia espontânea é a ruptura de aneurismas intracranianos. Uma possível complicação associada à HSA é a hidrocefalia, que tem potencial de piora do quadro clínico do paciente principalmente pelo aumento da pressão intracraniana. Objetivo: Avaliar a associação entre a hidrocefalia em pacientes acometidos por HSA aneurismática e seus prognósticos. Métodos: Tratase de uma Revisão Sistemática da literatura, realizada nas bases de dados eletrônicas PubMed Central, EMBASE (Elsevier) e SciELO Citation Index (Web of Science). Foram selecionados estudos observacionais que avaliassem a influência da hidrocefalia no prognóstico de pacientes acometidos por HSA aneurismática utilizando a Escala de Rankin ou Escala de Rankin modificada. Os trabalhos selecionados foram avaliados por meio da Lista de Verificação Para Estudos de Coorte da JBI. Resultados: 380 artigos foram identificados e, após análise, 4 foram selecionados para essa revisão sistemática, sendo 2 coortes retrospectivas, 1 observacional prospectivo e 1 observacional retrospectivo. Os quatro estudos selecionados utilizaram a Escala de Rankin modificada como medida prognóstica. Todos os trabalhos revisados encontraram uma maior prevalência de hidrocefalia nos pacientes classificados como prognóstico ruim, e descreveram hidrocefalia como determinante independente de pior prognóstico. Conclusão: Com a revisão realizada, pode-se observar que a presença da hidrocefalia influencia negativamente no prognóstico de pacientes acometidos por HSA aneurismática, sendo essa complicação mais prevalente dentre os pacientes que apresentam um prognóstico ruim e sendo relatada como determinante independente de pior prognóstico nessa população.
URI : https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7160
Aparece en las colecciones: Medicina



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.