Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7138
Título : Perfil inicial de pacientes com doença falciforme atendidos em um hospital de referência no nordeste
Autor : Santos, Leonardo Mattos
Palabras clave : Doença Falciforme
Oftalmopatia
Hemoglobina Falciforme
Fecha de publicación : 2022
Resumen : Introdução: As hemoglobinopatias falciformes são um grupo de doenças genéticas que ocorrem devido à mutação do gene da globina beta da hemoglobina, originando uma hemoglobina anormal, denominada hemoglobina S (HbS), em vez da hemoglobina A (HbA). A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que pouco mais de 5% da população mundial tem algum tipo de hemoglobinopatia. No Brasil, a estimativa de casos novos é de 700 a 1.000 por ano, com prevalência de mais de 2 milhões de portadores do gene HbS. As diferentes formas de doenças falciformes caracterizam-se por numerosas complicações que levam ao comprometimento crônico de múltiplos órgãos, sistemas e/ou aparelhos, com expressiva morbidade, redução da capacidade de trabalho e da expectativa de vida. Dentre as complicações mais comuns, destaca-se o processo de vaso-oclusão. Tal fenômeno pode ocorrer em todo o organismo, porém possui elevada incidência na vasculatura ocular, provocando inúmeras manifestações que podem afetar a orbita, a conjuntiva, a úvea, a papila e a retina. Essas alterações oculares são denominadas de retinopatia falciforme, que ainda podem ser classificadas em proliferativas e não proliferativas. Objetivo: Diante disso, o objetivo principal desse estudo é descrever o perfil inicial de pacientes com doença falciforme atendidos em um hospital de referência no Nordeste, além de identificar e classificar as alterações oftalmológicas encontradas. Metodologia: Para isso, a proposta do estudo em questão possui um desenho observacional transversal, no qual fora utilizado um formulário virtual para a obtenção dos dados que se dará a partir da revisão de prontuários de pacientes portadores da doença falciforme atendidos no Hospital Humberto Castro Lima (HHCL). As variáveis qualitativas foram descritas através de tabelas de frequências simples e relativas. Resultados: A partir dos resultados encontrados, foi possível verificar que mais da metade dos participantes deste estudo (50,6%) buscaram auxílio oftalmológico somente na idade adulta, além de 65% se autodeclararem da cor negra. Nesse estudo, foram avaliados participantes com diferentes genótipos falcêmicos, dentre os quais 58% são portadores da HbS e 35,2% são portadores da HbSC. Na maioria dos olhos avaliados neste estudo (448 olhos), não foi observado nenhum tipo de alteração. Contudo, dentre aqueles que possuíam algum tipo de lesão, a maior parte apresentava sinais de retinopatia não-proliferativa (350 olhos). Ainda assim, 155 participantes possuíam retinopatia proliferativa. Desse total, 65 apresentaram oclusões arteriolares, representando o estágio I da doença. Conclusão: Com isso, foi possível obter um panorama sobre as características desses pacientes no momento do atendimento inicial, além de constatar em qual período da doença que a população costuma procurar por auxílio oftalmológico.
URI : https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7138
Aparece en las colecciones: Medicina



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.