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Prática interdisciplinar assistida no campo da psicologia da saúde em contextos hospitalar e ambulatorial envolvendo a correlação teórico-prática das distintas possibilidades de fazer-do-psicólogo do campo da saúde. Construção progressiva de competências conceituais, procedimentais e atitudinais em situações concretas de promoção e assistência à saúde e prevenção de agravos.
Prática interdisciplinar assistida no campo da psicologia da saúde em contextos hospitalar e ambulatorial envolvendo a correlação teórico-prática das distintas possibilidades de fazer-do-psicólogo do campo da saúde. Construção progressiva de competências conceituais, procedimentais e atitudinais em situações concretas de promoção e assistência à saúde e prevenção de agravos.
Estudo sobre o fundamento histórico e bases teóricas dos instrumentos de avaliação psicológica e uso dos testes no mundo e em especial no Brasil. Introdução aos conceitos da estatística e sua aplicação no campo da avaliação psicológica.
Prática interdisciplinar assistida no campo da assistência à saúde na atenção básica no modelo da estratégia de saúde da família envolvendo a correlação teórico-prática das distintas possibilidades do fazer do psicólogo. Construção progressiva de competências conceituais, procedimentais e atitudinais em situações concretas de promoção e assistência à saúde e prevenção de agravos.
Contexto histórico, formação política e desenvolvimento do pensamento socioantropológico na contemporaneidade. A cultura como campo de análise da complexidade e diversidade do ser humano e mais especificamente no processo saúde-doença. As teorias sociológicas e antropológicas e suas repercussões para a compreensão da territorialidade da saúde.
Apresentação dos fundamentos filosóficos da Psicologia enquanto uma prática social, destacando seus aspectos ontológicos, epistemológicos e éticos.
Estudo dos conceitos da Fenomenologia e do Existencialismo como fundamentos para a Psicologia Humanista. Estudo das escolas clássicas e atuais da Psicologia Humanista.
Estudo do contexto histórico no qual surge a teoria de Sigmund Freud. Conhecimento dos conceitos fundamentais da psicanálise, e do modo como estes estão articulados à clínica psicanalítica.
Estudo do fundamento e evolução histórica da abordagem comportamental em psicologia. Aprofundamento nos conceitos e pressupostos metodológicos do Behaviorismo.
Introdução aos conceitos da estatística e suas articulações com a psicologia. Técnicas de amostragem. Estudo das estatísticas descritivas e inferenciais. Organização, apresentação e interpretação de dados estatísticos.
Aprofundamento do estudo e aplicação de diferentes técnicas e estratégias, com suas abordagens teóricas e campos específicos, a partir do exercício de práticas profissionais, em contexto de atuação do psicólogo, sob supervisão
Estudo e aplicação de diferentes técnicas e estratégias, com suas abordagens teóricas e campos específicos, a partir do exercício de práticas profissionais em contexto de atuação do psicólogo, sob supervisão.
Abordagem histórica, conceitual, contextual e neuropsicológica do processo de envelhecimento. Estudo dos processos estruturais, psicossociais e desenvolvimentais dessa etapa do ciclo de vida, a partir da confrontação de distintas contribuições teóricas em psicologia, incluindo a psicopatologia e as políticas públicas relacionadas a essa etapa do ciclo de vida.
Apresentação dos fundamentos históricos, científicos e filosóficos da diversidade teórica e tecnológica que caracteriza a psicologia enquanto prática social.
Abordagem histórica, conceitual e contextual do Adulto Jovem e de Meia Idade. Estudo dos processos estruturais, psicossociais e desenvolvimentais desta etapa do Ciclo de Vida a partir da confrontação de distintas contribuições teóricas em Psicologia, incluindo a Psicopatologia.
Abordagem da Adolescência considerando as complexas modificações enfrentadas pelo jovem nos diversos domínios: corporal, psíquico, social, intelectual; Considerações aos diversos contextos sócio-culturais. Abordagem histórica culminando na avaliação da inserção do adolescente na sociedade contemporânea. Estudo da esfera dos conflitos enfrentados e da psicopatologia própria.
Introdução ao conceito de desenvolvimento humano e as etapas do ciclo de vida, enfatizando sua complexidade e diversidade sociocultural. Estudo dos processos de concepção, gestação, parto, puerpério, numa perspectiva biopsicossocial. Estudo da psicopatologia e políticas públicas relacionadas a essa etapa do ciclo de vida.
Abordagem histórica, conceitual e neuropsicológica da infância compreendendo o período de 0 a 3 anos. Estudo dos processos dessa etapa do ciclo de vida, a partir da confrontação de distintas contribuições teóricas acerca dos processos estruturais e psicopatológicos do desenvolvimento da criança, considerando diversos contextos e as políticas públicas relacionadas a essa etapa do ciclo de vida.
Abordagem histórica, conceitual e contextual da infância enfocando os aspectos cognitivos, afetivo-emocionais e sócio-históricos implicados no processo de desenvolvimento,compreendendo o período de 3 a 10 anos, analisando o imbricamento entre estruturação psíquica, desenvolvimento humano e aprendizagem, a partir da confrontação de distintas contribuições teóricas acerca dos processos estruturais e desenvolvimentais da criança nessa etapa do ciclo de vida.
Estudo dos fundamentos teóricos das técnicas projetivas e psicométricas nos âmbitos da clínica, educação e trabalho. Atenção aos princípios éticos e às etapas do processo de avaliação.