Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/9385
Título: Efetividade de probióticos versus isotretinoína no contexto da acne vulgar: uma revisão sistemática
Autor(es): SILVA, Renata Gabriele Almeida Marques da
Palavras-chave: Acne vulgar
Isotretinoína
Probióticos
Data do documento: 2024
Resumo: Introdução. A acne vulgar é uma condição dermatológica comum que afeta pessoas de todas as idades e etnias, causando impacto significativo na qualidade de vida dos acometidos. Existem diferentes abordagens medicamentosas para tratamento desse problema de saúde. Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar a efetividade da isotretinoína e dos probióticos no tratamento da acne vulgar, fornecendo suporte adicional às terapias convencionais. Metodologia: Foi realizada uma revisão sistemática seguindo as diretrizes PRISMA, utilizando as bases de dados PubMed, LILACS e SciELO. Foram incluídos artigos originais, publicados entre 2014 e 2024, com desenho de estudo randomizado, transversal, exploratório, pragmático e prospectivo, escritos em português ou inglês. Resultados: Dos 2258 artigos encontrados, 13 foram selecionados após análise criteriosa, avaliando os efeitos esperados, adversos e dados laboratoriais dos tratamentos realizados com isotretinoína e probióticos. A maioria dos estudos foi conduzida no continente asiático, sendo os efeitos adversos dermatológicos mais relatados, como ressecamento da pele e mucosas. No que se diz respeito a efetividade de tratamentos, houve um consenso sobre a eficácia da isotretinoína na acne vulgar. Entretanto, são necessários novos estudos relatando sobre a eficácia do uso de probióticos na acne. Os achados demonstraram uma alta eficácia da isotretinoína no tratamento da acne vulgar, com efeitos adversos observados em 85% dos estudos. Apesar da sua eficácia, a isotretinoína requer monitoramento cuidadoso devido aos efeitos adversos. No que se diz respeito a efetividade dos probióticos, alguns estudos pontuaram a melhora em acne vulgar de leve a moderada. Porém, são necessários mais estudos comprovando sobre a eficácia do seu uso na acne. Conclusão: Os probióticos mostraram-se uma alternativa promissora, embora as evidências ainda sejam limitadas e mais pesquisas sejam necessárias para validar seu uso.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/9385
Aparece nas coleções:Biomedicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.