Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/9287
Título: Patogenicidade de Candida SPP. em mulheres no período gestacional: uma revisão sistemática
Autor(es): CARDOSO, Marina Silva
Palavras-chave: Candidíase
Candidíase vulvovaginal
Candidíase genital
Gravidez
Revisão sitemática
Data do documento: 2021
Resumo: Objetivos: O presente trabalho tem o objetivo de revisar a literatura científica acerca da patogenicidade e ocorrência da infecção por Candida spp., associando aos potenciais fatores predisponentes e implicações da candidíase vulvovaginal (CVV) em mulheres no período gestacional. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática realizada segundo recomendações PRISMA. Utilizaram-se três bases de dados: PubMed, Lilacs e Scielo. Foram incluídos artigos originais com desenho de estudo de corte transversal ou longitudinal, escritos em português, inglês, espanhol e francês, publicados nos últimos 10 anos (2011-2021). Resultados: Dos 853 artigos encontrados, foram selecionados 16 estudos, nos quais relataram uma taxa de prevalência de candidíase vulvovaginal em gestantes que variou entre 10,2-100%. Houve uma maior ocorrência de CVV em mulheres gestantes com idade entre 20-30 anos e no terceiro trimestre gestacional. Candida albicans foi a espécie mais frequentemente isolada. A CVV esteve relacionada com complicações gestacionais como parto prematuro (PPT) e colonização orofaríngea do neonato. Conclusão: Os achados mostraram alta prevalência de CVV entre as gestantes nos estudos. Ainda é controverso se a infecção vaginal por Candida spp. é a causa do PPT e outras complicações mais graves. No entanto, até que novas evidências concretas surjam, as vulvovaginites devem ser encaradas como prováveis fatores associados a complicações no período gestacional.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/9287
Aparece nas coleções:Biomedicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.