Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/9228
Título : Biomarcadores prognósticos em carcinoma de mama diagnosticados no hospital Aristides Maltez, referência para tratamento de câncer do Sistema Único de Saúde.
Autor : ANDRADE, Brenda Santos
Palabras clave : Câncer de mama
Afrodescendente
Biomarcadores prognósticos
Fecha de publicación : 2019
Resumen : Câncer de mama é a neoplasia mais frequente no sexo feminino, responsável por 2 óbitos por hora no Brasil. O perfil de expressão tecidual de receptores hormonais de estrógeno (RE), progesterona (RP) e do fator de crescimento epitelial (Her2) vem sendo utilizado para deter- minar prognóstico e conduta terapêutica há mais de duas décadas. O perfil favorável corres- ponde a forte expressão de receptores hormonais(RE+/RP+/-/Her2 negativo), enquanto perfil desfavorável corresponde ausência de receptores hormonais, com ou sem expressão de Her2 (RE-/RP-/Her2 positivo ou RE-/RP-/Her2 negativo). Este último tem sido observado particu- larmente em afrodescendentes e está associado a comportamento desfavorável. Considerando a ausência de trabalhos no nosso meio e a constituição afrodescendente da nossa população, resolvemos verificar os diferentes perfis destes biomarcadores na população de pacientes com câncer de mama atendidos no Hospital Aristides Maltez (HAM), centro de referência do Sis- tema Único de Saúde (SUS) para tratamento de Câncer. Trata-se de um estudo retrospectivo descritivo, aprovado em Comitê de Ética do HAM. A partir de sistema informatizado, todos os laudos de perfil prognóstico imuno-histoquímico em câncer de mama ocorridos em 2014 foram levantados. Um total de 12010 foram identificados no período, sendo seis do sexo masculino e demais no sexo feminino. A idade media das mulheres foi de 55 (SD: 13); en- quanto em homens a idade media foi de 56.2 (SD: 14). Dentre os carcinomas invasivos o perfil mais observado foi o favorável (RE+/RP+ ou -/Her2 negativo) correspondendo a cerca de 60% dos pacientes; seguido do triplo negativo (RE-/RP-/Her2-) em cerca de 23% dos paci- entes e , super-expressão de Her2 (10%). Estes últimos apresentavam co-expressão de recep- tores hormonais em 30 pacientes (2,7%) chamados triplo-positivos ou expressão isolada de Her2 em 82 pacientes (6,8%). Em cerca de 5% dos casos não foi possível classificação, ou devido a positividade duvidosa para Her2 (++) ou devido a perfil distinto dos citados. Conclu- são: Em geral observamos uma maior proporção de casos positivos para receptores hormo- nais, semelhante ao descrito na literatura. Por outro lado, em comparação com populações europeias e brancos americanos, observamos uma maior proporção de triplo negativos e me- nor proporção de super-expressão de Her2. Isto pode estar relacionado a maior proporção de afrodescendentes da nossa população, os quais apresentam maior frequência de triplos negativos.
URI : https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/9228
Aparece en las colecciones: Biomedicina



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.