Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/9130
Título: O uso de toxina botulínica no tratamento de rugas hipercinéticas faciais: uma revisão de literatura
Autor(es): SANTOS, Suzane Cristina Vitório dos
Palavras-chave: Toxinas botulínicas
Estética
Clostridium botulinum
Toxinas botulínicas tipo A
Envelhecimento da pele
Data do documento: 2019
Resumo: A toxina botulínica é uma potente neurotoxina derivada da bactéria gram-positiva Clostridium botulinum. Sete sorotipos distintos são conhecidos: A, B, C, D, E, F e G. As formas mais utilizadas para tratamento estético são os tipos A e B; sendo no Brasil, utilizada apenas a toxina do tipo A. Sua eficiência já foi comprovada no tratamento de condições patológicas como a hiperidrose, todavia vem sendo bastante utilizada para a correção de rugas dinâmicas. As rugas dinâmicas são uma parte natural da animação facial, produzidas pela contração muscular retratando as emoções. Neste trabalho abordamos o uso da toxina botulínica no tratamento de rugas hipercinéticas faciais, através de uma revisão bibliográfica. O estudo incluiu 6 artigos nacionais, 33 internacionais e 3 bulas de toxinas comerciais. Foi possível concluir que existem muitas vantagens na terapia com a toxina, pois trata-se de um método eficaz; reversível e não cirúrgico. Todavia, é desvantajoso por ser um método caro e não permanente.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/9130
Aparece nas coleções:Biomedicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.