Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/9082
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Poliana Sandes da-
dc.date.accessioned2025-04-11T11:40:12Z-
dc.date.available2025-04-11T11:40:12Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/9082-
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.description.abstractAs metodologias de ensino e aprendizagem na Implantodontia têm sido discutidas em virtude da dificuldade dos discentes em desenvolver habilidades para a execução do planejamento e das etapas cirúrgico-protéticas da reabilitação implantossuportada. Objetivo: Desenvolver uma revisão discutida da literatura para descrever as diversas metodologias ativas de ensino aplicadas na Implantodontia. Metodologia: Pesquisa eletrônica na base de dados PubMed, Google Scholar e Scielo, realizada no período de Janeiro/2023 a Agosto/2024, em busca de publicações entre os anos de 2018 e 2024 em idiomas inglês e português. Resultados: De um total de 5650 artigos publicados, foram escolhidos 9 estudos para leitura e análise dos títulos e resumos. Apenas 4 publicações foram selecionadas contemplando os critérios de inclusão e exclusão. Foram descritas metodologias ativas a exemplo de Aprendizado Ativo, Sala de Aula Invertida, Realidade Aumentada, Simulação Realística, além de Realidade Sensorial e Híbrida voltadas para o ensino da Implantodontia. Segundo a literatura pesquisada, a aplicação de novas metodologias de ensino e aprendizagem na Implantodontia oportuniza a implementação de uma aprendizagem com experiências práticas que englobam a realidade. Considerações Finais: Observou-se a necessidade da inserção de metodologias ativas de ensino e aprendizagem aplicadas na Implantodontia nos cursos de graduação e pós-graduação para melhor capacitação de discentes e profissionais no que diz respeito ao planejamento e execução de reabilitações implantossuportadas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectImplantes dentáriospt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectApoio ao desenvolvimento de recursos humanospt_BR
dc.subjectAprendizado ativopt_BR
dc.subjectRevisão sistemáticapt_BR
dc.titleMetodologias ativas de ensino-aprendizagem aplicadas na implantodontia: estado da artept_BR
dc.typeTrabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Odontologia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.