Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/9082
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SILVA, Poliana Sandes da | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-11T11:40:12Z | - |
dc.date.available | 2025-04-11T11:40:12Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/9082 | - |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.description.abstract | As metodologias de ensino e aprendizagem na Implantodontia têm sido discutidas em virtude da dificuldade dos discentes em desenvolver habilidades para a execução do planejamento e das etapas cirúrgico-protéticas da reabilitação implantossuportada. Objetivo: Desenvolver uma revisão discutida da literatura para descrever as diversas metodologias ativas de ensino aplicadas na Implantodontia. Metodologia: Pesquisa eletrônica na base de dados PubMed, Google Scholar e Scielo, realizada no período de Janeiro/2023 a Agosto/2024, em busca de publicações entre os anos de 2018 e 2024 em idiomas inglês e português. Resultados: De um total de 5650 artigos publicados, foram escolhidos 9 estudos para leitura e análise dos títulos e resumos. Apenas 4 publicações foram selecionadas contemplando os critérios de inclusão e exclusão. Foram descritas metodologias ativas a exemplo de Aprendizado Ativo, Sala de Aula Invertida, Realidade Aumentada, Simulação Realística, além de Realidade Sensorial e Híbrida voltadas para o ensino da Implantodontia. Segundo a literatura pesquisada, a aplicação de novas metodologias de ensino e aprendizagem na Implantodontia oportuniza a implementação de uma aprendizagem com experiências práticas que englobam a realidade. Considerações Finais: Observou-se a necessidade da inserção de metodologias ativas de ensino e aprendizagem aplicadas na Implantodontia nos cursos de graduação e pós-graduação para melhor capacitação de discentes e profissionais no que diz respeito ao planejamento e execução de reabilitações implantossuportadas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Implantes dentários | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Apoio ao desenvolvimento de recursos humanos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado ativo | pt_BR |
dc.subject | Revisão sistemática | pt_BR |
dc.title | Metodologias ativas de ensino-aprendizagem aplicadas na implantodontia: estado da arte | pt_BR |
dc.type | Trabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Odontologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Poliana Sandes da Silva - Metodologias ativas de ensino-aprendizagem aplicadas na implantodontia estado da arte - 2024.pdf | 396,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.