Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/9071
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Gabriela Nóbrega Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-09T14:44:24Z | - |
dc.date.available | 2025-04-09T14:44:24Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/9071 | - |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta o neurodesenvolvimento trazendo obstáculos na comunicação, interação social, alterações de linguagem e motoras, e em padrões de comportamento. As abordagens lúdicas são alternativas para o melhor condicionamento comportamental e psicológico dos pacientes, sobretudo no ambiente odontológico, oferecendo aos profissionais cirurgiões-dentistas outras estratégias, fora as contenções físicas, ansiolíticos e sedativos para obter a colaboração das pessoas com TEA. Objetivos: Fomentar a confiança dos dentistas no atendimento desses pacientes facilitando seu condicionamento por meio das abordagens lúdicas, melhorando a relação das pessoas com TEA com os atendimentos odontológicos, prevenindo patologias e restabelecendo a condição de saúde bucal. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura, que reuniu artigos de base por meio das plataformas BVS e PubMed com período entre 2005 e 2022. Conclusão: Embora as abordagens lúdicas não garantam a eliminação do uso de medicações ansiolíticas ou outras formas de condicionamento, conclui-se, por meio dessa revisão de literatura, que podem contribuir significativamente para reduzir a necessidade dessas intervenções mais invasivas. Destacando a importância da integração com terapia ocupacional e de equipes multidisciplinares, que demonstram eficácia crescente na melhoria do condicionamento social das pessoas com Transtorno do Espetro Autista. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Odontológico | pt_BR |
dc.subject | Condicionamento | pt_BR |
dc.subject | Saúde Bucal | pt_BR |
dc.subject | Cirurgiões | pt_BR |
dc.subject | Dentistas | pt_BR |
dc.title | Abordagem lúdica para condicionamento odontológico em pessoas com transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.type | Trabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduação | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Odontologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gabriela Nóbrega Fernandes Oliveira - Abordagem lúdica para condicionamento odontológico em pessoas com transtorno do espectro autista - 2024.pdf | 2,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.