Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/9056
Título: A doença do refluxo gastroesofágico e sua relação com a síndrome do envelhecimento precoce bucal
Autor(es): ALMEIDA, Milena Dantas Teixeira de
Palavras-chave: Erosão dentária
Refluxo gastroesofágico
Ácido gástrico
Desgaste dentário
Data do documento: 2024
Resumo: Introdução: A Síndrome do Envelhecimento Precoce Bucal (SEPB) é definida como a associação de alterações da saúde bucal causada por múltiplos fatores, onde diversas estruturas como os dentes, o periodonto, o osso, a polpa, a articulação temporomandibular e até os músculos podem ser afetados e com isso essas estruturas manifestam aspectos envelhecidos que não condizem com a idade fisiológica do indivíduo. Um dos fatores que estão relacionados à SEPB é a atuação de ácidos de diferentes origens (intrínseca ou extrínseca) na degradação dos tecidos duros. O principal ácido de origem intrínseca vem do conteúdo gástrico, que pode estar presente na cavidade oral através de transtornos alimentares, como a anorexia e bulimia, e doenças gástricas, principalmente a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE). Objetivo: Este trabalho tem como objetivo trazer, através de uma revisão de literatura, a correlação da DRGE com a SEPB. Metodologia: Foram realizadas pesquisas bibliográficas de artigos científicos relacionados ao tema deste trabalho. As bases de dados usadas para as buscas foram: BVSalud, PubMed e Scielo; Foram selecionados artigos de revisão sistemática, revisão de literatura e relatos de casos, publicados recentemente. Foram utilizados um total de 14 artigos e 3 livros para confecção dessa revisão. Resultados: O constante e prolongado contato dos dentes com ácidos causa o desgaste das estruturas dentais. O paciente que possui o diagnóstico de DRGE tem uma maior probabilidade da ação frequente e prolongada do conteúdo gástrico na cavidade oral, com isso, o pH do meio se mantém ácido, favorecendo assim o início do processo de destruição das estruturas dos dentes. Considerações finais: A DRGE é um dos fatores que afeta no desenvolvimento da SEPB. O entendimento dos mecanismos e fatores envolvidos na evolução desta doença é fundamental para que o cirurgião-dentista esteja preparado para atuar de maneira multifatorial.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/9056
Aparece nas coleções:Odontologia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.