Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/9024
Título: Perfil epidemiológico dos pacientes com artrite reumatoide revisão de escopo
Autor(es): SODRÉ, Priscila de Carvalho
Palavras-chave: Artrite reumatoide
Perfil epidemiológico
Brasil
Data do documento: 2024
Resumo: Introdução: Artrite reumatoide é uma doença autoimune de caráter inflamatório e crônico que causa inflamação do tecido sinovial das articulações, caracterizada por poliartrite periférica e simétrica. Atualmente, acomete cerca de 1% da população mundial, com a prevalência de 3:1 mulheres em relação aos homens, entre a 40 e 60 anos. Objetivo: verificar o estado do conhecimento relacionado ao perfil epidemiológico de pessoas acometidas por artrite reumatoide no Brasil. Métodos: Trata-se de uma revisão de escopo que tomou como referência as diretrizes do PRISMA -ScR (Preferred Reporting Items for Systematic reviews e extensão MetaAnalyses for Scoping Reviews). Utilizou como fonte as bases de dados Pubmed, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Embase e Pubmed, utilizando os descritores: “perfil epidemiológico”; “artrite reumatoide”; “epidemiologia”; com o operador booleano “AND” a fim de obter o recorte desejado. Os critérios de inclusão foram: artigos com dados epidemiológicos em AR, publicados no período de 2013 a 2024, nos idiomas inglês e português, com dados provenientes do Brasil. Os critérios de exclusão aplicados: artigos que abordaram a artrite reumatoide em pacientes com sobreposição com outras doenças reumáticas e estudos unicamente da modalidade de revisão. Resultados: Foram identificados 1.327 artigos e, após aplicação dos critérios de elegibilidade, foram selecionados 16 artigos para leitura na íntegra por 2 pesquisadores, destes, 8 foram incluídos no estudo. Foi verificado a prevalência do sexo feminino com 85,04%. A idade média dos participantes dos estudos foi de 55,38 anos, desvio padrão de 5,42 anos. E tempo médio de duração da doença 9,87 anos, desvio padrão de 3,52 anos. Quanto aos exames laboratoriais, o fator reumatoide esteve positivo em 66,27% e o anti CCP em 53,67% dos pacientes. Dados sobre as provas inflamatórias (PCR e VHS) e o DAS-28 não foram informados na maioria dos artigos. Os medicamentos mais usados para o controle das comorbidades foram Metotrexato (65,33%) e corticoides (55,73%). Conclusão: Este estudo forneceu o estado do conhecimento relacionado ao perfil epidemiológico de pessoas acometidas por artrite reumatoide no Brasil. Os achados ressaltam a predominância do sexo feminino, especialmente na fase adulta, além de evidenciar o elevado percentual de uso de corticosteroides. Também foi observada a ausência de dados fundamentais, como o DAS-28, dado importante para avaliar a atividade a doença.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/9024
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.