Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/9019
Título : Perfil epidemiológico dos casos de diabetes mellitus do município de Salvador no período de 2013 a 2022
Autor : FONSECA, Pedro Andrade da Paz
Palabras clave : Diabetes Mellitus
Atenção Primária à Saúde
Sistema de Informação em saúde
Fecha de publicación : 2024
Resumen : Introdução: Diabetes mellitus é uma doença crônica que afeta grande parte da população mundial, causada por uma deficiência na produção de insulina e/ou na sua utilização correta pelo organismo. O pé diabético corresponde a uma importante manifestação e constitui um grande problema de saúde pública a ser combatido dada a sua possível redução por meio de cuidados primários, além de acarretar altos custos ao sistema de saúde e danos ao paciente. Objetivo: Descrever o perfil epidemiológico dos casos de diabetes mellitus no município de Salvador, Bahia, no período de 2013 a 2022. Metodologia: Trata-se de um estudo ecológico, a partir de dados secundários do Sistema de Informação Hospitalar (SIH/SUS), do Caderno de Avaliação e Monitoramento da Atenção Básica (CAMAB) e dados da população residente disponíveis no Departamento de Informática do SUS (DATASUS). Resultados: No período estudado foram registrados 12.398 casos de internação por Diabetes Mellitus e suas complicações e observado um aumento na taxa de internação no último ano 4,8/10.000 habitantes. Houve uma maior proporção do sexo masculino acometido nesse período (50,7%). A faixa etária de maior acometimento de internações foi de 60 a 69 anos e o aspecto raça/cor observou-se maioria dos casos em pessoas pardas (30,6%). O caráter do atendimento no período revelou maior proporção de atendimento de urgência, sendo o ano de 2014 de maior número (95,1%). O percentual de cobertura da atenção básica apresentou maior taxa no ano de 2022 (59,6%). Com relação às internações por amputações de pé/tarso e membros inferiores o ano de 2020 apresentou a maior frequência (22,6%). Considerações finais: Este estudo analisou a correlação entre a cobertura da Atenção Primária à Saúde (APS) e as complicações do diabetes mellitus, condições que poderiam ser evitadas. Dessa forma, há a necessidade de fortalecimento do controle desses agravos crônicos no intuito de possibilitar melhor qualidade de vida à essa população e redução de gastos públicos no sistema de saúde.
URI : https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/9019
Aparece en las colecciones: Medicina



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.