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Título : Usabilidade do “chatbot” na simulação de coleta de história clínica por estudantes de semiologia
Autor : ALVAREZ, Carla Loureiro
Palabras clave : Chatbot
educação médica
coleta de anamnese
Fecha de publicación : 2024
Resumen : Introdução: Os Chatbot’s são sistemas de inteligência artificial (IA) projetados para simular conversas com seus usuários a partir de uma linguagem natural, espontânea e aleatória. Desta maneira, frente à incipiência de mecanismos de treinamento de coleta de anamnese para discentes de medicina, busca-se empregar novas ferramentas potencialmente úteis ao aprimoramento de habilidades técnicas e raciocínio clínico em medicina, sendo o Chatbot uma opção atual e promissora. Objetivo: Descrever a usabilidade dos Chatbot’s de inteligência artificial para simulação de história clínica no manejo e aplicação da técnica correta de anamnese para treinamento de estudantes de semiologia médica. Metodologia: Realizou-se um estudo observacional de corte transversal, descritivo, utilizando dados secundários coletados retrospectivamente de formulários on-line aplicados em junho de 2023 na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), durante vivência pedagógica realizada por 11 estudantes da monitoria de bases semiológicas. A amostra foi de conveniência. Os dados foram obtidos de questionários de satisfação padronizados, na plataforma Microsoft Forms, e analisados após aprovação ética. As variáveis quantitativas foram expressas em média e desvio padrão, enquanto as qualitativas foram descritas em frequências e proporções. A análise temática das respostas abertas foi realizada para identificar categorias e relações causais, através da sumarização, agregação e codificação das respostas. Os dados foram analisados com o software SPSS e armazenados no Microsoft Excel. Resultados: Foram respondidos 11 questionários sobre a experiência simulada na plataforma Chat BING. O tempo médio de duração da atividade foi de 23,6 minutos (±6,43). Todos os participantes (100%) consideraram o personagem simulado convincente, e 90,9% avaliaram a história clínica como coerente com a hipótese diagnóstica. Os diagnósticos diferenciais foram considerados plausíveis por 90,9% dos avaliadores, e 81,8% avaliaram o feedback como bom. As sugestões de perguntas de anamnese foram usadas por 72,7% dos participantes, sendo consideradas pertinentes. Todos os participantes (100%) acreditaram que a experiência agregou habilidades ou conhecimentos, destacando a prática da coleta de anamnese e o raciocínio clínico. A maioria (90,9%) não encontrou erros na plataforma. Quanto à ampliação do uso do Chat IA na medicina, 90,9% foram favoráveis, embora 54,5% preferissem a coleta presencial para o primeiro contato com pacientes. Conclusão: O Chat BING mostrou-se ser uma ferramenta acessível, individualizada e convincente para a simulação de história clínica com estudantes da semiologia médica, complementando o aprendizado conforme favorece a habituação e a confiança com o método adequado de coleta de anamnese e raciocínio clínico. Contudo, ainda não é um substituto da prática tradicional com pacientes reais posto que não consegue mimetizar o exercício de habilidades sociais, as quais são essenciais para uma formação médica de qualidade.
URI : https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/9008
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