Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8967
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMEDRADO, Alena Ribeiro Alves Peixoto-
dc.contributor.advisor-coFERNANDES, Atson Carlos de Souza-
dc.contributor.refereesAZOUBEL, Maria Cecília Fonseca-
dc.contributor.refereesCASTRO, Martha Moreira Cavalcante-
dc.contributor.refereesTUNES, Urbino da Rocha-
dc.contributor.authorLEAL JUNIOR, Morbeck Dos Santos-
dc.date.accessioned2025-03-11T14:07:55Z-
dc.date.available2025-03-11T14:07:55Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8967-
dc.description.abstractIntrodução: O Modelo Multifuncional Analógico (MMA) foi desenvolvido e utilizado como uma ferramenta pedagógica para auxiliar a aprendizagem cognitiva através da aplicação direta das técnicas discutidas em implantodontia, na forma de uma metodologia ativa de ensino aprendizagem. Objetivo: Avaliar a eficiência do MMA como ferramenta de ensinoaprendizagem na aquisição de competências cognitivas por estudantes de graduação na área daimplantodontia. Material e Métodos: Nesse estudo quantitativo randomizado controlado foram formados três grupos: grupo A (exposição a conteúdo teórico), grupo B (exposição a conteúdo teórico seguida de prática laboratorial) e grupo C (exposição a prática laboratorial) formados por alunos randomicamente divididos por sorteio a partir dos mesmos critérios. O nível de aprendizado foi avaliado a partir da aplicação de um questionário objetivo com 5 questões. A percepção dos estudantes frente a metodologia aplicada foi avaliada através de 2 perguntas subjetivas. Resultado: A população do estudo foi composta por 115 alunos de 4 IES da Bahia. O percentual de acertos entre o pré e o pós testes aumentou de 33,3% (17,4) para 55,4% (26,1) no grupo A, de 28,2 (20,4) % para 76,9 (20,8) no grupo B e de 23,8 (18,2) para 77,3 (17,7) no grupo C. Houve aumento significativo nas porcentagens de acertos nos três grupos (p<0,05) em relação aos pré-testes. A porcentagem de acertos foi 2 vezes maior nos grupos B e C em relação ao grupo A (p<0,05), sem diferença estatisticamente significante entre o B e C. Houve uma preferência praticamente unânime para a metodologia aplicada frente à aula expositiva gravada (99,2%), sendo a associação teoria e prática o elemento mais citado pelos alunos, representando 31,9% do total das respostas. O adjetivo “Maravilhosa” e palavras semelhantes atribuídos a metodologia aplicada, corresponderam a 43,9%. Conclusão: Os resultados do estudo apontaram a eficiência do MMA sobre o desenvolvimento de competências cognitivas em Implantodontia, tendo-se mostrado duas vezes mais eficiente em comparação à exposição teórica, onde a associação entre a teoria e a prática foi o elemento de maior importância percebido pelos alunos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEscola Bahiana de Medicina e Saúde Públicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu em Medicina e Saúde Humanapt_BR
dc.publisher.initialsEBMSPpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.subjectImplante Dentáriopt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectMétodos de Ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleUso de modelo multifuncional analógico para desenvolvimento de competências cognitivas em implantodontiapt_BR
dc.typetesept_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.