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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDALTRO, Mônica Ramos-
dc.contributor.refereesLADEIA, Ana Marice Teixeira-
dc.contributor.refereesRIBEIRO, Elisabete Matos-
dc.contributor.refereesTRIGO, Isa Maria Faria-
dc.contributor.refereesOLIVEIRA, Ney Wendell Cunha-
dc.contributor.refereesOLIVEIRA, Rosemary Lapa de-
dc.contributor.authorANJOS, Vanessa de Cássia Fragoso dos-
dc.date.accessioned2025-03-11T11:22:04Z-
dc.date.available2025-03-11T11:22:04Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8952-
dc.description.abstractEsta tese apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou os dilemas e desafios com as emoções enfrentados por estudantes acadêmicos durante a elaboração da escrita acadêmicocientífica, e propõe uma intervenção de cuidado com foco na aplicação da Arteterapia clínica como uma tecnologia de saúde leve-dura, fundamentada na perspectiva teórica de Emerson Merhy. Para compreender os caminhos que atravessam a relação de estudantes com a escrita acadêmica utilizamos a Arteterapia – abarcando sua “Caixa de Ferramentas” pode auxiliar estudantes que enfrentam desafios, dilemas e sofrimento emocional relacionados ao processo de escrita, promovendo a ressignificação das experiências adversas, o desenvolvimento de estratégias mais efetivas para a escrita acadêmica e a ampliação da consciência quanto ao autocuidado com a saúde mental. O desenho de estudo de abordagem qualitativa foi a pesquisaação que envolve as 4 Fases: observação, planejamento, intervenção e avaliação. Estiveram envolvidos na investigação 65 estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes regiões do Brasil. Grupos Dialogais e intervenções através da Arteterapia foram realizados virtualmente na Fase de Observação. A Fase de Planejamento, possibilitou o refinamento do referencial teórico-epistemológico e a construção do Espaço Biografia. A interversão foi a aplicação do Espaço Biografia realizados de maneira hibrida (com etapas virtuais e presenciais, essas nas dependências da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública). Todos os participantes foram contactados a partir da rede de relacionamento das pesquisadoras envolvidas. A fase de Avaliação aconteceu em dois movimentos concomitante cada Oficina e x meses após a intervenção. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, CAEE nº CAEE: 57484422.3.0000.5544. O conjunto dos depoimentos e as oficinas levaram em conta: a escuta dos dilemas relacionados ao processo de escrita acadêmica; a implementação de intervenções artístico-expressivas em oficinas, que permitiram identificar categorias da psicodinâmica da escrita e ajudaram na comunicação de sentimentos e em uma mudança na relação dos estudantes com o processo escrita. Os resultados decorrentes da intervenção no EB, - como suas possibilidades autoformativa, compreensiva e críticas referenciadas na etnopesquisa-formação e na arteterapia - possibilitou aos estudantes analisar a relação com a escrita constituída na sua jornada formativa e pessoal, promovendo consequente deslocamento na psicodinâmica da escrita. Considera-se que o EB - tomado como uma tecnologia formativa de cuidado, pode promover ressignificação nas experiências de escrita acadêmica-científica oportunizando a ampliação da consciência e compreensão sobre dimensões psicoafetivas envolvidas na relação como o processo de escrita e da importância do autocuidado com a saúde mental durante esse processo. A pesquisa destaca a possibilidade de futuras ações, como a oferta de uma disciplina específica pelas Instituições do Ensino Superior, além de apresentar um conjunto de produtos técnicos desenvolvidos para aplicação em contextos pedagógicos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEscola Bahiana de Medicina e Saúde Públicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu em Medicina e Saúde Humanapt_BR
dc.publisher.initialsEBMSPpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectArteterapiapt_BR
dc.subjectEscrita acadêmico-científicapt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectTecnologias leveduraspt_BR
dc.subjectPsicodinâmica da escritapt_BR
dc.titleDos desafios no processo da escrita acadêmica à mediação arteterapêutica: o cuidar das emoçõespt_BR
dc.typetesept_BR
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