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https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8952
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | DALTRO, Mônica Ramos | - |
dc.contributor.referees | LADEIA, Ana Marice Teixeira | - |
dc.contributor.referees | RIBEIRO, Elisabete Matos | - |
dc.contributor.referees | TRIGO, Isa Maria Faria | - |
dc.contributor.referees | OLIVEIRA, Ney Wendell Cunha | - |
dc.contributor.referees | OLIVEIRA, Rosemary Lapa de | - |
dc.contributor.author | ANJOS, Vanessa de Cássia Fragoso dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-11T11:22:04Z | - |
dc.date.available | 2025-03-11T11:22:04Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8952 | - |
dc.description.abstract | Esta tese apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou os dilemas e desafios com as emoções enfrentados por estudantes acadêmicos durante a elaboração da escrita acadêmicocientífica, e propõe uma intervenção de cuidado com foco na aplicação da Arteterapia clínica como uma tecnologia de saúde leve-dura, fundamentada na perspectiva teórica de Emerson Merhy. Para compreender os caminhos que atravessam a relação de estudantes com a escrita acadêmica utilizamos a Arteterapia – abarcando sua “Caixa de Ferramentas” pode auxiliar estudantes que enfrentam desafios, dilemas e sofrimento emocional relacionados ao processo de escrita, promovendo a ressignificação das experiências adversas, o desenvolvimento de estratégias mais efetivas para a escrita acadêmica e a ampliação da consciência quanto ao autocuidado com a saúde mental. O desenho de estudo de abordagem qualitativa foi a pesquisaação que envolve as 4 Fases: observação, planejamento, intervenção e avaliação. Estiveram envolvidos na investigação 65 estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes regiões do Brasil. Grupos Dialogais e intervenções através da Arteterapia foram realizados virtualmente na Fase de Observação. A Fase de Planejamento, possibilitou o refinamento do referencial teórico-epistemológico e a construção do Espaço Biografia. A interversão foi a aplicação do Espaço Biografia realizados de maneira hibrida (com etapas virtuais e presenciais, essas nas dependências da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública). Todos os participantes foram contactados a partir da rede de relacionamento das pesquisadoras envolvidas. A fase de Avaliação aconteceu em dois movimentos concomitante cada Oficina e x meses após a intervenção. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, CAEE nº CAEE: 57484422.3.0000.5544. O conjunto dos depoimentos e as oficinas levaram em conta: a escuta dos dilemas relacionados ao processo de escrita acadêmica; a implementação de intervenções artístico-expressivas em oficinas, que permitiram identificar categorias da psicodinâmica da escrita e ajudaram na comunicação de sentimentos e em uma mudança na relação dos estudantes com o processo escrita. Os resultados decorrentes da intervenção no EB, - como suas possibilidades autoformativa, compreensiva e críticas referenciadas na etnopesquisa-formação e na arteterapia - possibilitou aos estudantes analisar a relação com a escrita constituída na sua jornada formativa e pessoal, promovendo consequente deslocamento na psicodinâmica da escrita. Considera-se que o EB - tomado como uma tecnologia formativa de cuidado, pode promover ressignificação nas experiências de escrita acadêmica-científica oportunizando a ampliação da consciência e compreensão sobre dimensões psicoafetivas envolvidas na relação como o processo de escrita e da importância do autocuidado com a saúde mental durante esse processo. A pesquisa destaca a possibilidade de futuras ações, como a oferta de uma disciplina específica pelas Instituições do Ensino Superior, além de apresentar um conjunto de produtos técnicos desenvolvidos para aplicação em contextos pedagógicos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Medicina e Saúde Humana | pt_BR |
dc.publisher.initials | EBMSP | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Arteterapia | pt_BR |
dc.subject | Escrita acadêmico-científica | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias leveduras | pt_BR |
dc.subject | Psicodinâmica da escrita | pt_BR |
dc.title | Dos desafios no processo da escrita acadêmica à mediação arteterapêutica: o cuidar das emoções | pt_BR |
dc.type | tese | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Vanessa De Cassia Fragoso Dos Anjos - Dos desafios no processo da escrita acadêmica à mediação arteterapêutica o cuidar das emoções - 2024.pdf | 8,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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