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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDANON, Carlos Alberto Ferreira-
dc.date.accessioned2025-03-07T18:14:12Z-
dc.date.available2025-03-07T18:14:12Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8932-
dc.description.localpubEscola Bahiana de Medicina e Saúde Públicapt_BR
dc.description.abstractDevido à pandemia de Covid-19, ocorreram transformações políticas, econômicas e sociais em todo o mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de preservar a saúde pública, recomendou o distanciamento social como uma medida de proteção, uma vez que o vírus tinha uma alta capacidade de transmissão, o que ocorreu em mudanças nos comportamentos sociais da população. Como parte dessas mudanças, as escolas e o sistema educacional em geral precisaram suspender as aulas presenciais. Diante dessa realidade e da necessidade de garantir a continuidade do ano letivo, o Ministério da Educação (MEC) emitiu portarias orientando a continuação das aulas por meio de atividades remotas emergenciais. A necessidade de distanciamento entre professoras/es e alunos, juntamente com o objetivo de manter o processo de ensino, levou esses profissionais a desenvolverem meios de comunicação através das tecnologias como estratégias de ensino e ferramentas de interação social. O presente estudo se propõe a analisar as repercussões da pandemia da Covid-19 em professoras/es da rede Municipal de Educação da cidade de América Dourada-Bahia. Esta pesquisa qualitativa exploratória utilizou categorias analíticas identificadas com base nos critérios de saturação. Este determinou o tamanho final dos participantes, indicando quando interrompeu a coleta de dados. Aproximadamente 10 professores/es foram incluídos, podendo variar conforme a necessidade da pesquisa. Os participantes foram selecionados na sede e/ou zona rural do município. Os dados foram transcritos e analisados à medida que os resultados das entrevistas foram obtidos, respaldando o método de Análise Temática de Conteúdo de Minayo. A análise dos resultados buscou a lógica interna do grupo pesquisado como uma construção significativa do pesquisador. As/os professoras/es enfrentaram diversas percepções diante das mudanças sociais durante o período crítico da pandemia. Alguns se sentiram sobrecarregados/as e estressados/as, apresentando dificuldades com as adaptações do trabalho, enquanto outros exploraram com mais facilidade as oportunidades oferecidas pela tecnologia. A falta de formação e infraestrutura tecnológica foi evidente, deixando claro que a maioria não recebeu suporte do sistema educacional. A transição do trabalho escolar para o ambiente doméstico trouxe mudanças profundas no equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, com desafios significativos, especialmente para quem tinha filhos em casa. Por outro lado, a adaptação ao ambiente doméstico proporcionou maior controle sobre o espaço de trabalho, eliminando deslocamentos, no entanto, essa transição também gerou exigências na saúde física e psicológica dos profissionais, evidenciando a complexidade do processo. A pandemia da Covid-19 teve repercussões significativas na educação, com as/os educadoras/es desempenhando papel central na transformação. Suas percepções abrangem mudanças sociais, o uso de tecnologias no ensino e implicações da transição para o ambiente doméstico, enfrentando diversos desafios e oportunidades. Essas questões resultaram em um aumento notável nos problemas de saúde, tanto físicos quanto psicológicos, entre os profissionais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleRepercussões da pandemia da covid-19 nos professores da rede municipal de educação em uma cidade do interior da Bahiapt_BR
dc.typeTrabalhos finais e parciais de curso: Dissertações de Mestrado (defendida e aprovada por banca especializada)pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações



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