Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8911
Título : Efeitos sistêmicos associados ao uso de lisdexanfetamina uma revisão sistemática
Autor : SILVA, Maria Letícia Peixoto dos Santos
Palabras clave : Dimesilato de Lisdexanfetamina
Compulsão alimentar
Efeitos
Fecha de publicación : 2024
Resumen : Introdução: A revisão sistemática busca analisar os efeitos sistêmicos associados ao uso do Dimesilato de Lisdexanfetamina, uma substância aprovada para o tratamento de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e para o Transtorno de Compulsão Alimentar. É advertido que uma possível overdose da Lisdexanfetamina pode causar efeitos adversos leves, até sintomas cardiovasculares, convulsões e coma. Além daquele uso previsto em bula, vislumbra-se a utilização da substância para controle de outros transtornos, além de ser observada a administração para incremento da performance acadêmica. Objetivo: O estudo busca avaliar os efeitos sistêmicos associados ao uso do Dimesilato de Lisdexanfetamina, considerando os efeitos adversos relatados na literatura científica e possíveis consequências em usos indicados ou off-label. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática de acordo com o Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses 2020, realizando busca em bases de dados como PubMed, Lilacs, SciELO e Embase. Foram incluídos apenas ensaios clínicos randomizados publicados entre 2014 até maio de 2024, que observaram o uso da Lisdexanfetamina em adultos. Foram excluídos estudos observacionais e que possuíam ênfase em outros medicamentos. Resultados: Dos 578 estudos encontrados com a estratégia de busca proposta, apenas 4 deles atendiam aos critérios de elegibilidade. Enquanto dois deles tratavam sobre o controle do TCA, um trouxe o uso em indivíduos com esquizofrenia clinicamente estável e outro trazia os efeitos observados em indivíduos sem patologias diagnosticadas. Os efeitos adversos mais comuns relatados foram cefaleia, boca seca, insônia, náusea, ansiedade e alterações gastrointestinais. A respeito do risco cardiovascular, os estudos demonstraram que o Dimesilato de Lisdexanfetamina apresenta baixo risco de eventos graves, como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral, quando comparado a outros medicamentos. Conclusão: O Dimesilato de Lisdexanfetamina demonstrou eficácia no controle do Transtorno de Compulsão Alimentar, ademais, mostrou perfil de segurança e tolerabilidade satisfatório utilizado em transtornos para qual seu uso não está previso em bula. Apesar dos participantes apresentarem insônia e cefaleia frequentemente, esses efeitos não comprometem os benefícios do tratamento, sugerindo uma opção viável para os tratamentos.
URI : https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8911
Aparece en las colecciones: Medicina



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.