Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8903
Título: Vigilância de casos de arboviroses em unidade de pronto atendimento em Salvador, Bahia
Autor(es): BRITO, Marcos Silva
Palavras-chave: Arboviroses
Salvador
Dengue
Chikungunya
Zika
Data do documento: Jun-2024
Resumo: O trabalho vigilância de casos de arboviroses em unidade de pronto atendimento (UPAs) de Salvador, Bahia, tem como objetivo identificar as ocorrências dessas doenças em pacientes com quadro febril agudo. O estudo adota um caráter observacional transversal, realizada entre abril de 2023 até março de 2024. Os participantes e os dados coletados foram obtidos em duas unidades de pronto atendimento, analisando os critérios clínicos, laboratoriais e por meio de métodos sorológicos e moleculares para identificar a presença de arbovírus, tal como a Dengue, Chikungunya e Zika entre os participantes. Dentro do período vigente, o estudo contou 348 participantes. Os achados principais incluem a alta prevalência de Dengue, reagente em 42 (13%) amostras para IgM, NS1 64 (27,2%) das amostras e no teste PCR, reagente 25 (7,7%) para dengue 1, o que revela maior incidência do sorotipo 1. Enquanto os exames de Chikungunya apresentaram uma baixa positividade em 6 (7,7%) das amostras e através da técnica PCR 11 (3,4%) foram reagentes para o vírus. Dito isso, os resultados destacam a questão da sazonalidade para essas arboviroses, apresentando pico de transmissão em meses de maior índice pluviométricos. Portanto, conclui se uma contínua vigilância e ativa para melhorar as estratégias de controle e de prevenção dessas doenças, principalmente em regiões endêmicas como Salvador.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8903
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.