Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8902
Título : | Oficina “a arte de solicitar” no workshop radiológico interativo – percepção discente |
Autor : | VILANOVA, Luna Souza Silva |
Palabras clave : | Educação Anatomia Radiológica Protocolos de Obtenção de Imagem |
Fecha de publicación : | jun-2024 |
Resumen : | Introdução: A solicitação adequada de exames radiológicos através do conhecimento dos protocolos de imagem é primordial para a atuação do médico generalista, a fim de evitar pedidos incorretos, diagnósticos imprecisos e danos ao paciente. Para consolidar tal pensamento, a educação em Radiologia nas escolas de Medicina pode ser atrelada a disciplinas básicas, como Anatomia, para que haja a aplicação precoce dessa especialidade em problemas clínicos que gerem discussão e pensamento crítico. Essa realidade é alcançada por meio de metodologias ativas de aprendizado, cujos resultados se mostram superiores à metodologia de ensino tradicional. Objetivo: Analisar a percepção discente acerca da oficina A arte de solicitar – uma metodologia ativa - no ensino de Anatomia Radiológica do curso de medicina. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional, do tipo corte transversal, realizado com alunos do terceiro semestre de medicina em uma faculdade de Salvador, em 2023. Os dados colhidos dos questionários foram mantidos na plataforma REDCap. A análise estatística foi realizada utilizando-se o programa Statistical Package for the Social Science (SPSS). Resultados: 59 estudantes responderam ao questionário (média de 20 ± 5 anos, 57,6% sexo feminino). O valor do Alfa de Cronbach foi de 0,936, demonstrando uma consistência interna de alta confiabilidade. 91,5% dos alunos julgaram os materiais apresentados no workshop como clinicamente relevantes, 89,7% responderam que o workshop contribuiu para o aprendizado de anatomia radiológica, 96,5% opinaram o valor educacional do workshop como “Excelente” ou “Acima da média”. Conclusão: A oficina “A arte de solicitar” superou as expectativas quanto à percepção do discente no ensino de anatomia radiológica no início do curso de medicina. Os estudantes conseguiram entender e aplicar os protocolos de obtenção de imagem através da resolução de casos com discussões em grupos. |
URI : | https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8902 |
Aparece en las colecciones: | Medicina |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luna Souza Silva Vilanova - Oficina “a arte de solicitar” no workshop radiológico interativo – percepção discente - 2024.pdf | 2,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.