Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8883
Título : Prevalência da falsa ativação do protocolo de iam com Supra de ST
Autor : FERREIRA, Alexia Canário Carvalho Ulm
Palabras clave : Infarto Agudo do Miocárdio com Supra de ST
Falsa Ativação
Protocolo de IAMCSST
Prevalência
Laboratório Cardíaco de Cateterismo
Fecha de publicación : 2024
Resumen : O infarto com supra de ST (IAMCSST) é condição que pode levar a piores desfechos caso não seja reconhecida rapidamente. Sendo assim, várias políticas foram empregadas no intuito de diminuir o tempo para tratamento e otimizar o protocolo de atendimento do paciente com suspeita de IAMCSST. No entanto, a ênfase em diminuir o tempo porta-balão propiciou um aumento da falsa ativação do Laboratório Cardíaco de Cateterismo (LCC). Objetivos: Estimar a prevalência da falsa ativação do protocolo de IAM com supra de ST no departamento de emergência em diferentes hospitais. Métodos: Trata-se de uma Revisão Sistemática baseada no protocolo PRISMA na qual foram realizadas buscas pelas plataformas MEDLINE/PubMed, LILACS, Scielo e Periódico CAPES, por meio da utilização de operadores booleanos. Foram incluídos estudos em inglês ou português e excluídos aqueles que fossem relato de casos, série de casos, revisão sistemática, metanálise, scoping review e letters, duplicatas ou que foram publicados fora do prazo estimulado. Artigos que trataram também de ativação pré-hospitalar do protocolo foram excluídos do estudo. Resultados: Dos 125 pré-selecionados pela estratégia de busca, apenas 5 foram incluídos na Revisão Sistemática. Dentre os estudos incluídos, houve uma variação de 9,5% e 36% da falsa-ativação do LCC. As principais etiologias das falsas ativações foram cardiomiopatia de estresse, espasmo coronário, miocardite/pericardite e exacerbação da insuficiência cardíaca. Os critérios utilizados para definir falsa ativação do LCC variou entre os estudos incluídos na Revisão. Conclusão: A avaliação da falsa ativação do LCC é importante para uma maior eficiência do protocolo de IAMCSST. Desta forma, uma definição universal para o termo e uma melhor avaliação das etiologias que desencadearam essa falsa ativação são cruciais para facilitar o manejo desses pacientes no departamento de emergência e aprimorar o fluxo diagnóstico.
URI : https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8883
Aparece en las colecciones: Medicina



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.