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https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8880
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | BRANDÃO, Fernanda Barboza Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-21T10:35:10Z | - |
dc.date.available | 2025-02-21T10:35:10Z | - |
dc.date.issued | 2024-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8880 | - |
dc.description.localpub | Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública | pt_BR |
dc.description.abstract | O Transtorno do Espectro Autista (TEA), na perspectiva biomédica, é uma condição crônica do neurodesenvolvimento associada a dificuldades clinicamente significativas em atividades sociais, ocupacionais e demais áreas de funcionamento psíquico, acarretando especificidades na expressão da sexualidade. A maturidade sexual é alcançada na adolescência, momento marcado pela escolha amorosa do objeto. As especificidades apresentadas pelas pessoas com TEA devem ser consideradas no que tange a possíveis entrelaçamentos com a expressão da sexualidade nesses casos. Em face do exposto, é importante compreender e abordar a sexualidade das pessoas que convivem com TEA, refletindo sobre estigmas existentes acerca da vivência da sexualidade dessa parcela da população. Objetivo: confrontar a literatura científica com o episódio oito da primeira temporada da série Atypical a respeito de especificidades da sexualidade do adolescente que convive com o Transtorno do Espectro Autista. Metodologia: multimétodo de caráter qualitativo exploratório, Método 1: uma revisão integrativa, a partir de artigos eleitos, extraídos das bases de dados: Scielo, Pepsico, MEDLINE/Pubmed e BVS; Método 2, estudo documental, de análise fílmica, com base no episódio oito da primeira temporada da série Atypical. Resultados: Método 1: foram selecionados 8 artigos, estruturando-se, subsequentemente, os eixos temáticos: a) Paradigma da Neurodiversidade; b) Comportamento Social da pessoa com TEA diretamente relacionados aos aspetos afetivo-sexuais abrangendo as características da Dinâmica familiar, social e comportamental; c) Educação e informação sobre a sexualidade. Ao confrontar os dados da série com a literatura científica, observou-se que a ascendência da visão biomédica. Logo, compreender o autismo sob a perspectiva identitária é fundamental. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro do Autismo | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Adolescência | pt_BR |
dc.title | A sexualidade no adolescente com TEA algumas reflexões | pt_BR |
dc.type | Trabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Fernanda Barboza Freitas Brandão - A sexualidade no adolescente com tea algumas reflexões - 2024.pdf | 536,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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