Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8873
Title: | Fenótipo ampliado em autismo e os déficits relacionados à linguagem pragmática de pais de crianças com tea revisão de escopo |
Authors: | BATISTA NETO, Narciso José |
Keywords: | Perturbação da comunicação social Pais Fenótipo ampliado em autismo |
Issue Date: | Jun-2024 |
Abstract: | RESUMO: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um conjunto complexo de condições de neurodesenvolvimento, caracterizado por dificuldades sociocomunicativas e comportamentos repetitivos e restritos. Estudos iniciais apontaram semelhanças comportamentais entre pais de crianças com TEA e seus filhos, sugerindo a presença de um fenótipo ampliado do autismo (FAA), que inclui traços subclínicos e características de personalidade semelhantes às observadas no TEA. Este estudo tem como objetivo investigar a influência das características do fenótipo ampliado em autismo nos déficits de comportamento de interação social em pais de pessoas com TEA. Uma revisão de escopo foi realizada para mapear sistematicamente a pesquisa existente e identificar lacunas no conhecimento. A pesquisa se concentrou em como essas características subclínicas afetam a capacidade de interação social dos pais, essencial para a qualidade de vida. Espera-se identificar as características do FAA presentes nos pais e avaliar seu impacto na interação social, contribuindo para uma melhor compreensão dos fatores que afetam as dinâmicas familiares no contexto do TEA. |
URI: | https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8873 |
Appears in Collections: | Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Narciso José Batista Neto - Fenótipo ampliado em autismo e os déficits relacionados à linguagem pragmática de pais de crianças com tea revisão de escopo - 2024.pdf | 311,79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.