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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTEIXEIRA, Luiza Silva Fernandes-
dc.date.accessioned2025-02-20T14:04:12Z-
dc.date.available2025-02-20T14:04:12Z-
dc.date.issued2024-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8871-
dc.description.localpubEscola Bahiana de Medicina e Saúde Públicapt_BR
dc.description.abstractA presente revisão narrativa da literatura visou investigar a relação entre estímulos sensoriais e o comportamento do consumidor sob a perspectiva da Neuropsicologia, destacando como estratégias de marketing sensorial influenciam a percepção e memória dos consumidores. Com base em fundamentos da Neuropsicologia, a pesquisa explorou a influência de estímulos visuais, auditivos, olfativos e táteis no comportamento de compra, dando ênfase aos processos neuropsicológicos de memória e condicionamento, que facilitam a retenção e evocação de experiências positivas associadas às marcas, e a hipótese dos marcadores somáticos, que foi analisada de forma a elucidar como a ativação de memórias e emoções é capaz de influenciar nas decisões de consumo de maneira inconsciente. Foi possível observar que a congruência entre os estímulos sensoriais e a experiência com a marca pode fortalecer o vínculo emocional com o consumidor e favorecer a fidelização. A principal limitação da pesquisa foi a escassez de estudos que integram teorias de memória da Neuropsicologia com aplicações diretas no marketing. Espera-se que o trabalho contribua com a Neuropsicologia na compreensão da correlação das aplicações do marketing com a memória e o funcionamento da tomada de decisão de compra, e com a área do marketing para a criação assertiva de experiências de consumo mais imersivas e duradouras com o entendimento das respostas neuropsicológicas dos consumidores.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectNeuropsicologiapt_BR
dc.subjectMarketing Sensorialpt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectMarcadores Somáticospt_BR
dc.subjectComportamento do Consumidorpt_BR
dc.titleEstímulos sensoriais, memória e comportamento do consumidor o olhar da neuropsicologiapt_BR
dc.typeTrabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduaçãopt_BR
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