Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8871
Title: Estímulos sensoriais, memória e comportamento do consumidor o olhar da neuropsicologia
Authors: TEIXEIRA, Luiza Silva Fernandes
Keywords: Neuropsicologia
Marketing Sensorial
Memória
Marcadores Somáticos
Comportamento do Consumidor
Issue Date: Jun-2024
Abstract: A presente revisão narrativa da literatura visou investigar a relação entre estímulos sensoriais e o comportamento do consumidor sob a perspectiva da Neuropsicologia, destacando como estratégias de marketing sensorial influenciam a percepção e memória dos consumidores. Com base em fundamentos da Neuropsicologia, a pesquisa explorou a influência de estímulos visuais, auditivos, olfativos e táteis no comportamento de compra, dando ênfase aos processos neuropsicológicos de memória e condicionamento, que facilitam a retenção e evocação de experiências positivas associadas às marcas, e a hipótese dos marcadores somáticos, que foi analisada de forma a elucidar como a ativação de memórias e emoções é capaz de influenciar nas decisões de consumo de maneira inconsciente. Foi possível observar que a congruência entre os estímulos sensoriais e a experiência com a marca pode fortalecer o vínculo emocional com o consumidor e favorecer a fidelização. A principal limitação da pesquisa foi a escassez de estudos que integram teorias de memória da Neuropsicologia com aplicações diretas no marketing. Espera-se que o trabalho contribua com a Neuropsicologia na compreensão da correlação das aplicações do marketing com a memória e o funcionamento da tomada de decisão de compra, e com a área do marketing para a criação assertiva de experiências de consumo mais imersivas e duradouras com o entendimento das respostas neuropsicológicas dos consumidores.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8871
Appears in Collections:Psicologia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.