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Título: Evidências de validade da escala de esquemas emocionais de leahy — versão II (less-II) para a população brasileira
Autor(es): SANTANA, Lucas Gabriel Silva de
Palavras-chave: Esquemas emocionais
Regulação emocional
LESS-II
Adaptação cultural
Psicometria
Data do documento: Jun-2024
Resumo: Introdução: Este estudo investiga a validade psicométrica da Escala de Esquemas Emocionais de Leahy — Versão II (LESS-II) para a população brasileira. A regulação emocional desempenha um papel essencial no bem-estar psicológico, e os esquemas emocionais, conforme descritos por Leahy, são crenças sobre emoções e sua regulação. A adaptação cultural da LESS-II é importante para garantir que a escala seja precisa e significativa no contexto brasileiro, contribuindo para intervenções terapêuticas mais eficazes. A análise fatorial revelou uma estrutura de cinco fatores, sugerindo aspectos culturais específicos que afetam a forma como os esquemas emocionais são compreendidos. Metodologia: O estudo utilizou uma amostra de 241 adultos brasileiros, recrutados por meio de convites online. Os participantes completaram três instrumentos de regulação emocional, incluindo a LESS-II. A análise de dados compreendeu uma Análise Fatorial Exploratória (AFE) usando matriz policórica e extração RDWLS, além de correlações bivariadas para examinar a validade convergente. Resultados: A AFE revelou uma estrutura de cinco fatores, diferente da proposta original de 14 dimensões. Os fatores capturam especificidades culturais, como internalização da vergonha e racionalização emocional. As correlações de Pearson com outras escalas de regulação emocional forneceram evidências moderadas de validade convergente. Discussão: A análise fatorial exploratória deste estudo revelou uma estrutura de cinco fatores, refletindo aspectos fundamentais da regulação emocional e crenças sobre as emoções. A comparação com versões adaptadas em Portugal, México, Turquia e Rússia indica convergências e particularidades culturais, evidenciando que os esquemas emocionais são universais, mas influenciados por contextos culturais.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8869
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