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https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8865
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | SILVA, Eduarda Freire Xavier | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-20T13:01:42Z | - |
dc.date.available | 2025-02-20T13:01:42Z | - |
dc.date.issued | 2024-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8865 | - |
dc.description.localpub | Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública | pt_BR |
dc.description.abstract | INTRODUÇÃO. Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), podem apresentar dificuldades para estabelecer vínculos emocionais, como o apego, na infância, uma vez que o TEA é, na perspectiva biomédica, caracterizado como um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação social, o comportamento e a interação social do indivíduo. De acordo com o psicanalista e psiquiatra infantil, John Bowlby o estabelecimento de vínculos emocionais é estruturante para o desenvolvimento cognitivo, social e psíquico do sujeito. A teoria do apego (TA), desenvolvida por esse autor, demonstra a importância da relação do apego da criança com o cuidador primário. Mary Ainsworth em 1978, classificou a qualidade do vínculo de apego como: seguro, ansioso ou evitativo. Crianças com TEA podem apresentar especificidades na constituição do apego e apresentar consequências em seu desenvolvimento. Indaga-se sobre o que há na literatura científica publicado a respeito do vínculo de apego em crianças autistas. OBJETIVO. O presente estudo, buscou conhecer o que há publicado na literatura científica a respeito do apego em crianças com Transtorno do Espectro Autista e suas reverberações no seu desenvolvimento. MÉTODO. Através de uma revisão integrativa da literatura, realizada mediante ao levantamento bibliográfico nas bases de dados PUBMED, SCIELO e BVS, utilizando os descritores: Teoria do apego (and) Transtorno do Espectro Autista, Attachment theory (and) autism, Autism (and) Attachment (and not) adult. RESULTADO. Foram encontrados onze artigos a partir dos quais estruturou-se os eixos temáticos: . Verificou-se evidências que crianças com TEA constituem o vínculo de apego com seus cuidadores; também foram encontrados fatores que influenciam a aquisição e comportamento do apego em crianças com TEA. CONCLUSÃO. O apego em crianças com TEA tem reverberações semelhantes ao apego em crianças com desenvolvimento típico e apesar das crianças com TEA enfrentarem desafios nas interações socioemocionais, elas conseguem constituir o vínculo de apego com seus cuidadores. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Teoria do Apego | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Interação mãe-criança | pt_BR |
dc.title | Apego em crianças com tea e suas reverberações uma revisão integrativa | pt_BR |
dc.type | Trabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Psicologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Eduarda Freire Xavier Silva - Apego em crianças com tea e suas reverberações uma revisão integrativa - 2024.pdf | 907,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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