Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8865
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Eduarda Freire Xavier-
dc.date.accessioned2025-02-20T13:01:42Z-
dc.date.available2025-02-20T13:01:42Z-
dc.date.issued2024-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8865-
dc.description.localpubEscola Bahiana de Medicina e Saúde Públicapt_BR
dc.description.abstractINTRODUÇÃO. Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), podem apresentar dificuldades para estabelecer vínculos emocionais, como o apego, na infância, uma vez que o TEA é, na perspectiva biomédica, caracterizado como um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação social, o comportamento e a interação social do indivíduo. De acordo com o psicanalista e psiquiatra infantil, John Bowlby o estabelecimento de vínculos emocionais é estruturante para o desenvolvimento cognitivo, social e psíquico do sujeito. A teoria do apego (TA), desenvolvida por esse autor, demonstra a importância da relação do apego da criança com o cuidador primário. Mary Ainsworth em 1978, classificou a qualidade do vínculo de apego como: seguro, ansioso ou evitativo. Crianças com TEA podem apresentar especificidades na constituição do apego e apresentar consequências em seu desenvolvimento. Indaga-se sobre o que há na literatura científica publicado a respeito do vínculo de apego em crianças autistas. OBJETIVO. O presente estudo, buscou conhecer o que há publicado na literatura científica a respeito do apego em crianças com Transtorno do Espectro Autista e suas reverberações no seu desenvolvimento. MÉTODO. Através de uma revisão integrativa da literatura, realizada mediante ao levantamento bibliográfico nas bases de dados PUBMED, SCIELO e BVS, utilizando os descritores: Teoria do apego (and) Transtorno do Espectro Autista, Attachment theory (and) autism, Autism (and) Attachment (and not) adult. RESULTADO. Foram encontrados onze artigos a partir dos quais estruturou-se os eixos temáticos: . Verificou-se evidências que crianças com TEA constituem o vínculo de apego com seus cuidadores; também foram encontrados fatores que influenciam a aquisição e comportamento do apego em crianças com TEA. CONCLUSÃO. O apego em crianças com TEA tem reverberações semelhantes ao apego em crianças com desenvolvimento típico e apesar das crianças com TEA enfrentarem desafios nas interações socioemocionais, elas conseguem constituir o vínculo de apego com seus cuidadores.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectTeoria do Apegopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectInteração mãe-criançapt_BR
dc.titleApego em crianças com tea e suas reverberações uma revisão integrativapt_BR
dc.typeTrabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eduarda Freire Xavier Silva - Apego em crianças com tea e suas reverberações uma revisão integrativa - 2024.pdf907,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.