Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8437
Título : Aplicativo cuidador: assistente pessoal para pacientes com dor crônica
Autor : SILVA, Rebeca Cerqueira da
Palabras clave : Dor crônica
Aplicativos em saúde
Gestão da dor crônica
Fecha de publicación : 2021
Resumen : Introdução: A dor é um problema global e sua cronificação atinge, em média, 35,5% da população mundial, em Salvador-BA esta incidência sobre para 40%. Infelizmente, as ações em saúde voltadas para esse problema não são condizentes com a sua importância. Torna-se indispensável, então, oferecer ferramentas que auxiliem os pacientes com dor crônica a desfrutar de autonomia sobre suas condições de saúde. Estudos demonstram que os aplicativos em saúde têm se mostrado instrumentos positivos. O brasileiro, por sua vez, tem se mostrado cada vez mais apto para usufruir dessa nova modalidade assistencial, tendo em vista que mais de 70% da população tem acesso a internet e que 97% desse acesso ocorre através dos smartphones. Em consideração, ainda, à complexidade do paciente com dor crônica, entende-se que os aplicativos de saúde podem auxiliar não só os pacientes, como também os serviços de saúde. Objetivos: Desenvolver uma aplicação móvel que possibilite a gestão das dores crônicas. Metodologia: A criação do protótipo do aplicativo ocorreu em conjunto com a equipe representante do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) de Salvador. Como base da metodologia, utilizou-se a ferramenta Design Thinking reconhecida pelo setor de inovações, que organiza a criação a partir de três etapas, são elas a imersão, cocriação e prototipação, sendo essa última através do VScode e Heroku. A qual objetiva solucionar problemas complexos, colocando as pessoas no centro do processo, compreendendo profundamente suas necessidades. Resultados: O protótipo foi desenvolvido em página web, com opções de login diferenciadas para pacientes e cuidadores, conferindo acesso a ferramentas distintas. Os pacientes podem realizar o automonitoramento através da avaliação diária, acompanhamento da evolução por gráficos e acesso à educação em dor. Enquanto os cuidadores podem avaliar seus pacientes através dos mesmos gráficos, criar metas e compartilhar o cuidado com os demais profissionais.
URI : https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8437
Aparece en las colecciones: Medicina



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.