Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8418
Título: Perfil clínico epidemiológico dos pacientes adolescentes e adultos jovens com asma do programa de controle da asma da Bahia (proar)
Autor(es): GONÇALVES, Paulo Henrique de Moraes
Palavras-chave: Asma grave
Medicina do adolescente
Doença crônica
Data do documento: 2021
Resumo: Introdução: A asma é uma das principais doenças crônicas inflamatórias identificadas na faixa etária do adolescente e adultos jovem. O Programa para controle da asma na Bahia (ProAr) desenvolve ações, visando o acompanhamento para controle da doença em pacientes nessa faixa etária. O objetivo desse trabalho foi descrever o perfil clínico-epidemiológico dos pacientes admitidos no Proar na faixa etária de adolescentes e adultos jovens nos últimos 10 anos. Método: Estudo observacional descritivo, com análise de dados secundários de prontuários para a caracterização da amostra. Utilizou-se questionário, elaborado para o trabalho, baseado na padronização para a coleta dos dados no serviço, aplicado pelo pesquisador. Como variáveis para a caracterização da amostra foi utilizado: identificação e dados sociodemográficos, história clínica da asma, antecedentes médicos, hábitos de vida, dados do exame físico na triagem, parâmetros de controles da doença e dados funcionais. O projeto foi submetido e aprovado pelo CEP da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia. Resultados: A idade média dos pacientes foi de 15,4 anos, em sua maior parte do sexo masculino, com ensino médio completo e renda familiar média de 574,00 reais. Os sintomas clássicos da asma como tosse (70%), dispneia aos esforços (60%), sibilância (50%) foram referidos; sintomas de rinite alérgica estavam presentes em 90% dos pacientes e, foi possível observar as mudanças na evolução desses sintomas desde a admissão até a última consulta avaliada para nesse trabalho. Além disso foi possível avaliar os parâmetros de controle da asma (sintomas diurnos, despertar noturno, uso de BD de alívio, limitação das atividades, exacerbações da asma), havendo melhora em todos os parâmetros, o mesmo não acontecendo com relação a função pulmonar onde observou-se declínio com o passar do tempo. Conclusão: O perfil sócio demográfico e epidemiológico predominante do paciente adolescente e adulto jovem do PROAR, bem como sintomas mais frequentes e comorbidade principal associada coincide com o descrito nos poucos trabalhos encontrados na literatura e pôde-se inferir que o tratamento, a despeito da pouco mudança na função pulmonar, promove um melhor controle da doença, havendo necessidade de novos trabalhos para melhor definição de estratégias para esse grupo.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8418
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.