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Título: Avaliação da efetividade de uma estação de ensino através de simulação utilizando o questionário de práticas educativas em uma escola médica de Salvador-Ba
Autor(es): AMORIM, Maria Juliana Freire de Carvalho
Palavras-chave: Educação médica
Simulação
Saúde
Data do documento: 2021
Resumo: Introdução: A educação médica, que antes era centrada no professor e, desse modo, tratava-se de educação passiva, vem sofrendo mudanças; e a chamada simulação clínica é a técnica mais utilizada para substituir métodos tradicionais. Assim, justifica-se a importância desse estudo, uma vez que ele avalia a percepção de discentes sobre seu próprio aprendizado, em uma estação de ensino baseado em simulação. A autoavaliação do estudante nesse processo de simulação é uma experiência inovadora no nosso curso. Objetivo: Analisar a experiência e o grau de importância percebido pelos estudantes, concernente à estação de simulação sobre “Tosse com área de interesse em asma” no componente curricular Clínica Integrada I. Métodos: O presente estudo tem caráter observacional, descritivo, de corte transversal, com abordagens qualitativa e quantitativa. Esse estudo foi construído a partir da análise de dados secundários da pesquisa matriz, intitulada “Avaliação da simulação realística no processo de ensino-aprendizagem de estudantes de medicina e enfermagem da EBMSP”. As informações desse banco tiveram origem no Questionário de Práticas Educativas, aplicado ao final da aula prática. Esse questionário analisa as práticas educativas da simulação e o grau de importância dessas práticas para os discentes, através de quatro dimensões: aprendizagem ativa, colaboração, maneiras diferentes de aprendizagem e altas expectativas. A avaliação ocorreu através de Escala do tipo Likert de cinco pontos (sendo 1 – discordo totalmente/não é importante e 5 – concordo totalmente/muito importante) ou não aplicável (NA - a declaração não diz respeito à atividade realizada). A população-alvo foi constituída por estudantes do quinto semestre de Medicina em 2019.1, presentes no cenário de simulação “Tosse com área de interesse em Asma”. As variáveis foram descritas em valores absolutos e frequências relativas. Resultados: No total, 84 alunos preencheram os critérios de inclusão desse estudo. Na análise isolada da escala de experiência do questionário, os comandos da dimensão “Aprendizagem ativa” obtiveram a melhor avaliação por um número maior de alunos, enquanto a pior avaliação foi obtida na escala “Colaboração”. Na análise da escala de importância a melhor avaliação também foi observada na dimensão “Aprendizagem ativa”. Conclusão: As simulações realísticas foram práticas benéficas para o aprendizado acadêmico dos discentes de medicina. Através do uso do questionário, foi possível observar uma avaliação positiva na percepção dos alunos, diante do cenário de simulação proposto; o que trouxe uma otimização da educação ativa, um crescimento no interesse dos alunos e uma maior consolidação do conhecimento.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8393
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