Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8375
Título: Impacto do estadiamento da DPOC conforme a SBPT na percepção da qualidade de vida avaliada pelo AQ20
Autor(es): ALMEIDA, Luana Carvalho Martins de
Palavras-chave: DPOC
Qualidade de Vida
Sintomas
Espirometria
Data do documento: 2021
Resumo: Introdução: A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) tem como critérios de classificação da DPOC parâmetros como a espirometria, a escala de dispneia modificada da Medical Research Council (mMRC) e o COPD Assessment Test (CAT), além da frequência de exacerbações no ano anterior, permitindo o estadiamento da DPOC como leve, moderada, grave ou muito grave. O AQ20 é um questionário curto validado para o Brasil que avalia a qualidade de vida de um paciente com DPOC. A associação entre a percepção de qualidade de vida e o estadiamento da DPOC são relevantes para a compreensão do impacto da sintomatologia nas funções diárias do paciente, permitindo a formulação de métodos de tratamento e condutas a serem tomadas. Objetivos: Avaliar se o sistema de classificação da DPOC/ Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) está associado a diferentes níveis de percepção de qualidade de vida pelo Questionário de Vias Aéreas 20 (AQ20). Métodos: Trata-se de um estudo de coorte transversal descritivo observacional com uso de dados obtidos a partir de visitas clínicas em um ambulatório de pneumologia de uma universidade pública conduzido de 1 de janeiro de 2019 até 31 de dezembro de 2019. Uma amostra de conveniência foi obtida. Conclusão: Com esse estudo é possível concluir que existe uma associação entre os scores interrompidos no AQ20 e no CAT com os parâmetros de DPOC estabelecidos pela SBPT 2017.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8375
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.