Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8364
Título : | A relação entre a vida acadêmica e a vida familiar do estudante de medicina: uma análise transversal |
Autor : | REIS, Steffany Barbosa |
Palabras clave : | Estudos Família Medicina Qualidade de vida |
Fecha de publicación : | 2021 |
Resumen : | Conciliar demandas acadêmicas e demandas oriundas de outras esferas da vida pode ser um obstáculo para estudantes, o que torna relevante a investigação sobre as relações estabelecidas entre a vida acadêmica e a vida familiar dos estudantes de medicina. Objetivos: Desenvolver e reunir evidências de validade de escalas para mensuração das interfaces entre a vida acadêmica e vida familiar de estudantes e descrever a percepção sobre as interfaces estabelecidas entre elas. Métodos e materiais: Escalas existentes e validadas sobre interface positiva e conflito trabalho-família foram adaptadas para escalas para avaliação das interfaces entre vida acadêmica e vida familiar. Foram conduzidas análises fatoriais exploratórias, além de verificação da confiabilidade interna. Os resultados das escalas foram descritos por meio de médias e desvio-padrão. Resultados: As escalas adaptadas foram aplicadas a 539 estudantes de medicina. Na Escala de Conflito Estudos-Família, o fator “Conflito Estudos-Família” reuniu 5 itens (alpha=0,78) e o fator “Conflito Família-Estudos” reuniu 7 itens (alpha= 0,85). As médias obtidas foram 3,97(1,03) e 2,57(1,09), respectivamente. Com relação à Escala da Interface Positiva Estudos-Família, o fator “Interface Positiva Família-Estudos” reuniu 7 itens (alpha=0,90) e o fator “Interface Positiva Estudos-Família” reuniu 6 itens (alpha=0,85). As médias obtidas foram 4,95(0,96) e 2,57(1,06), respectivamente. Conclusão: Os instrumentos propostos mostraram-se válidos e confiáveis para mensurar as interfaces positiva e negativa entre a vida acadêmica e a vida familiar de estudantes. Os estudantes de medicina identificam uma maior influência da vida acadêmica prejudicando a vida familiar e percebem a família contribuindo mais nos estudos de maneira favorável. |
URI : | https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8364 |
Aparece en las colecciones: | Medicina |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
STEFFANY BARBOSA REIS.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.