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Título: Qual o exame neurológico mínimo que deve ser ensinado nas escolas médicas? uma revisão sistemática de escopo
Autor(es): VILLAS BÔAS, Lucas Diniz Gonçalves
Palavras-chave: Exame neurológico
Ensino médico
Data do documento: 2021
Resumo: INTRODUÇÃO: As disfunções neurológicas são um problema mundialmente prevalente, por esse motivo os estudantes de medicina precisam estar aptos a realizar um exame neurológico adequado, capaz de avaliar ou descartar essas patologias. Em contrapartida,esse exame é frequentemente encarado como demasiadamente complexo, e a neurofobia é um fenômeno também prevalente entre os estudantes. Assim, surgiram estudos observacionais buscando na opinião de médicos e estudantes avaliar a importância individual de cada etapa ou manobra, delimitando assim um exame neurológico direcionado, que deve ser ensinado nas escolas médicas. OBJETIVOS: Descrever com base na literatura quais são as etapas do exame neurológico consideradas mais importantes para o ensino nas escolas médicas. Propor um roteiro de exame neurológico mínimo a ser ensinado nas escolas médicas. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão sistemática de escopo norteada pelo PRISMA-Scr. Os trabalhos foram buscados no base de dados Pubmed/Medline utilizando a estratégia de busca “medical education” OR “clerkship” AND “neurologic examination”. Os critérios de inclusão foram artigos publicados de 1990 até outubro de 2020, que abordassem o ensino do exame neurológico para o estudante de medicina ou médico generalista, sendo excluídos, os estudos publicados em outras línguas que não o inglês; estudos que não identificassem as etapas e/ou manobras mais importantes ou propusessem um modelo de exame neurológico direcionado; estudos não observacionais. As referências dos trabalhos que passaram pelos processos de inclusão e exclusão foram buscadas manualmente, sendo incluídos os trabalhos compatíveis com os critérios,encontrados a partir delas. Foram extraídas informações gerais referentes a cada estudo, bem como as manobras consideradas mais importantes e incluídas em seu respectivo modelo de exame direcionado. A análise da qualidade de cada artigo foi baseada no Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE), com versão validada para a língua portuguesa no Brasil. E a estratégia utilizada para a construção do roteiro foi de incluir as manobras recomendadas por metade ou mais dos trabalhos. RESULTADOS: Dos 111 estudos encontrados inicialmente na base e dados, 35 passaram pela inclusão e exclusão e outros 3 foram incluídos pela busca manual de suas referências. A avaliação das manobras trazidas em cada um dos estudos foi descrita e foi encontrado um total de 111 itens recomendados por pelo menos 1 dos 6 estudos, sendo que apenas 24 itens foram incluídos ao roteiro de exame neurológico mínimo. CONCLUSÃO: A presente revisão sistemática faz uma descrição abrangente dos estudos que fazem uma avaliação de importância das manobras do e neurológico no contexto da educação médica.Os resultados encontrados apresentam semelhanças com guidelines internacionais e podem ser uma ferramenta útil na construção e atualização desses materiais bem como de um currículo de exame neurológico de excelência. Isso pode por sua vez simplificar o ensino da disciplina, e ajudar no combate à neurofobia.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8329
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