Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8304
Título: Efeitos da dengue em gestantes e a importância da sua preveenção: uma revisão sistemática
Autor(es): REIS, Tatiane Siquara
NUNES JÚNIOR, David da Costa
Palavras-chave: Dengue
Prevenção Primária
Complicações na Gravidez
Gestantes
Data do documento: 2023
Resumo: Introdução: A dengue é uma doença que afeta mulheres grávidas em todo o mundo, com uma alta incidência nas Américas e uma sintomatologia que pode trazer prejuízos maiores na gestação. A literatura indica que há uma tendência maior da ocorrência de complicações durante e após a gravidez quando na presença desse vírus, o que torna ainda mais relevante a busca pelas formas mais adequadas de prevenção. Objetivos: Identificar os impactos da dengue em gestantes quanto a: mortalidade materna, trombocitopenia ou hemorragia pós-parto e parto pré-termo. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática utilizando-se os descritores “dengue” e “pregnancy” nas bases de dados PubMed, Scielo e LILACS. Foram incluídos estudos que abordaram os efeitos da dengue em gestantes, estudos publicados de 2018 a 2022, estudos nos idiomas inglês ou português, estudos cujo grupo amostral se tratava de gestantes e estudos realizados apenas com seres humanos. Foram excluídos artigos de revisão, estudos que não estavam disponíveis gratuitamente em sua integridade e artigos sem resumo. Resultados: Dos 226 artigos identificados, 7 foram escolhidos para compor esta revisão. Obteve-se a amostra total de 2.375 mulheres, sendo 1.565 gestantes, nas quais observou-se frequências diversas das variáveis. Para parto pré-termo, variou entre 2,8% e 45%, para trombocitopenia variou entre 24,73% e 70%, para hemorragia pós-parto, entre 2,5% e 25% e para mortalidade materna variou entre 1,1% e 15,9% em gestantes com dengue, todas em sua maioria superiores às estimadas para mulheres não grávidas ou grávidas não infectadas pela dengue. Conclusão: Na presente revisão sistemática identificou-se elevadas prevalências de parto pré-termo, trombocitopenia, hemorragia pós-parto e mortalidade materna em gestantes, quando comparadas às mulheres não gestantes ou não infectadas. Os métodos de prevenção na atualidade não são suficientes para impedir o grande número de casos, especialmente para gestantes.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8304
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tatianne Siquara Reis.pdf340,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.