Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8272
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | BARRETO JÚNIOR, Joilson de Jesus | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-12T18:58:50Z | - |
dc.date.available | 2024-09-12T18:58:50Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8272 | - |
dc.description.localpub | Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública | pt_BR |
dc.description.abstract | A pandemia da COVID-19 levou a alterações de rotina e vivência e, consequentemente, ao adoecimento psicológico, e por vezes até físico, por diversas razões, atingiram todos os grupos sociais de diferentes formas, graus e combinações. Nessa pesquisa em questão, buscou-se as narrativas das vivências, podendo compreender melhor as percepções, relações interpessoais, emoções e sentimentos experienciados pelo corpo discente do curso de Medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), durante a pandemia de COVID-19,em como, compreensão sobre os impactos sofridos (psicológicos ou físicos) por esses indivíduos e para ampliar possibilidades de suporte e escuta para essa população específica. Embora haja a possibilidade da maior parte dos estudantes de medicina da EBMSP não relatarem prejuízos à saúde mental durante a pandemia, esse não é o resultado esperado com base na literatura. Além disso, a interpretação das entrevistas obtidas, pode ajudar a realizar o mapeamento do perfil de acometimento desses indivíduos, logo, pode contribuir para futuramente se pensar de que forma podem ser desenvolvidas atividades a fim de intervir e proporcionar bem-estar e incentivo à saúde mental a esses públicos durante esse período ou similares. Trata-se de um estudo qualitativo, inicialmente com aplicação de formulários de caráter objetivo para aquisição de dados sociodemográficos, seguido de entrevista dos sujeitos, e posterior análise do discurso, tomando como base a abordagem fenomenológica. As falas trouxeram as impressões sobre o contexto em questão, tangendo a rotina, saúde dos discentes, adaptação ao processo de educação remota, bem como, pode retratar a maneira com que lidaram com o período dia crise e quais eram as expectativas para futuro. Dessa forma, é possível que medidas que possam mitigar o sofrimento psíquico, bem como proporcionar uma adaptação menos traumática aos novos tempos precisam ser tomadas. Dando-se um apoio psicológico mais consistente e elaborando melhor as novas formas de viver, que a pandemia impôs, ao propor uma escuta e fomentar o diálogo para favorecer uma oportunidade de externalização de emoções e percepções desses estudantes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de medicina | pt_BR |
dc.subject | Narrativa pessoal | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.title | Narrativas da graduação em medicina nos tempos de pandemia de covid-19 as perspectivas dos discentes | pt_BR |
dc.type | Trabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Medicina |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Joilson de Jesus Barreto Júnior - Narrativas da graduação em medicina nos tempos de pandemia de covid-19 as perspectivas dos discentes - 2021.pdf | 431,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.