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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVALE, Vitor Sampaio do-
dc.date.accessioned2024-09-12T18:47:37Z-
dc.date.available2024-09-12T18:47:37Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8263-
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A adoção de uma metodologia de ensino diversificada contribui de forma positiva para o processo de aprendizagem. O modelo de ensino da Radiologia, em algumas Instituições, ainda não se apresenta de maneira padronizada, surgindo nos cursos apenas dentro dos rodízios clínicos, o que favorece um aprendizado insuficiente. Nesse contexto, o uso de vídeos dinâmicos tem o intuito de ampliar o aprendizado em anatomia radiológica, por associar recursos visuais e auditivos, potencializando a assimilação e memorização do conteúdo. Objetivo: Analisar o Aprendizado discente após o contato com vídeos de ultrassonografia (USG) no processo de ensino de Anatomia Radiológica. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional, do tipo corte transversal, feito a partir de um questionário, aplicado ao final do semestre letivo 2023.2, composto por quatro partes: 1) perfil sociodemográfico do participante; 2) autoavaliação da aprendizagem de anatomia e anatomia radiológica; 3) avaliação da inserção de vídeos no ensino de anatomia radiológica; 4) análise do perfil de aprendizagem do participante. Os participantes foram voluntários e assinaram o termo de consentimento para participação na pesquisa. Foi calculado o valor Alfa de Cronbach para avaliar a consistência interna do questionário aplicado. Resultados: Foram obtidas 17 respostas do questionário, sendo 9 participantes do sexo feminino (52,9%), com média de idade de 21,06 ± 1,8 anos, dos quais nenhum possuía graduação prévia. Mais de 80% da amostra utilizou as classificações “Excelente” e “Acima da Média” para quantificar o quanto os vídeos de USG ajudaram na compreensão de Anatomia Radiológica. Ademais, mais de 90% da amostra classificou “Excelente” e “Acima da média” a contribuição dos vídeos na compreensão de imagens estáticas e a importância deles para o entendimento da dinâmica do funcionamento do exame. O alfa de Cronbach foi de 0,87 para a segunda parte do questionário e 0,925 para a terceira parte. Conclusão: A utilização de vídeos de USG no ensino de anatomia radiológica possui impacto positivo na melhora do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectVídeos;pt_BR
dc.subjectUltrassonografiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectaprendizagempt_BR
dc.subjectAnatomia Radiológicapt_BR
dc.titlePercepção discente sobre o uso de vídeos de ultrassonografia no ensino de anatomia radiológicapt_BR
dc.typeTrabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduaçãopt_BR
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