Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8263
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | VALE, Vitor Sampaio do | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-12T18:47:37Z | - |
dc.date.available | 2024-09-12T18:47:37Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8263 | - |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: A adoção de uma metodologia de ensino diversificada contribui de forma positiva para o processo de aprendizagem. O modelo de ensino da Radiologia, em algumas Instituições, ainda não se apresenta de maneira padronizada, surgindo nos cursos apenas dentro dos rodízios clínicos, o que favorece um aprendizado insuficiente. Nesse contexto, o uso de vídeos dinâmicos tem o intuito de ampliar o aprendizado em anatomia radiológica, por associar recursos visuais e auditivos, potencializando a assimilação e memorização do conteúdo. Objetivo: Analisar o Aprendizado discente após o contato com vídeos de ultrassonografia (USG) no processo de ensino de Anatomia Radiológica. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional, do tipo corte transversal, feito a partir de um questionário, aplicado ao final do semestre letivo 2023.2, composto por quatro partes: 1) perfil sociodemográfico do participante; 2) autoavaliação da aprendizagem de anatomia e anatomia radiológica; 3) avaliação da inserção de vídeos no ensino de anatomia radiológica; 4) análise do perfil de aprendizagem do participante. Os participantes foram voluntários e assinaram o termo de consentimento para participação na pesquisa. Foi calculado o valor Alfa de Cronbach para avaliar a consistência interna do questionário aplicado. Resultados: Foram obtidas 17 respostas do questionário, sendo 9 participantes do sexo feminino (52,9%), com média de idade de 21,06 ± 1,8 anos, dos quais nenhum possuía graduação prévia. Mais de 80% da amostra utilizou as classificações “Excelente” e “Acima da Média” para quantificar o quanto os vídeos de USG ajudaram na compreensão de Anatomia Radiológica. Ademais, mais de 90% da amostra classificou “Excelente” e “Acima da média” a contribuição dos vídeos na compreensão de imagens estáticas e a importância deles para o entendimento da dinâmica do funcionamento do exame. O alfa de Cronbach foi de 0,87 para a segunda parte do questionário e 0,925 para a terceira parte. Conclusão: A utilização de vídeos de USG no ensino de anatomia radiológica possui impacto positivo na melhora do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Vídeos; | pt_BR |
dc.subject | Ultrassonografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Anatomia Radiológica | pt_BR |
dc.title | Percepção discente sobre o uso de vídeos de ultrassonografia no ensino de anatomia radiológica | pt_BR |
dc.type | Trabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Medicina |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VITOR SAMPAIO DO VALE - Percepção discente sobre o uso de vídeos de ultrassonografia no ensino de anatomia radiológica - 2024.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.