Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8262
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | ARCE, Marina Spindola | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-12T18:47:16Z | - |
dc.date.available | 2024-09-12T18:47:16Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8262 | - |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.description.abstract | Em março de 2020, a OMS declarou a Pandemia de Covid-19, o que acarretou em diversas mudanças na sociedade em decorrencia das medidas preventivas tomadas em tentativas de conter a proliferação do vírus, entre elas estava o isolamento total. Tal pandemia trouxe implicações que afetam desde o fisico e biológico ao social, acarretando em sequelas mentais e físicas. Objetivo: Este estudo visa descrever as narrativas de docentes de cursos de medicina durante o período da pandemia, visando conhecer sobre os desafios enfrentados profissionalmente frente à introdução do ensino a distancia. Metodologia: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e quantitativa, transversal, onde docentes do curso de medicina de 03 instituições foram convidados, via formulário online, para uma entrevista semiestruturada, virtual. As entrevistas foram gravadas, transcritas e submetidas à Análise de Conteúdo de Bardin; os dados quantitativos foram submetidos à estatística descritiva, com média e desvio padrão para as variáveis contínuas e frequência e proporção para as categóricas, no software da IBM, SPSS 14.0. Os dados foram coletados após a aprovação no CEP da UNIFESP. Resultados: O estudo provê uma análise do impacto do isolamento e a consequente introdução do ensino à distancia nos docentes do curso de Medicina em três instituições. Nesse período os profesores precisraram reformular o curso para manter as atividades academicas, esse processo levou ao aumento da jornada e trabalho e a demandas para capacitações referentes ao mundo virtual. Foi necessário criar e desenvolver conteúdos para aulas online e se adaptar a novas metodologias muito rápida, isso sobrecarregou profissioais que ja enfrentavam demandas exaustivas de trabalho no meio intra-hospitalar e lidavam com o estresse e a preocupação com a contaminação com o novo vírus, processo que acarretou em repercussões emocionais intensas nos docentes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação médica | pt_BR |
dc.subject | Narrativas | pt_BR |
dc.subject | Pandemia Covid-19 | pt_BR |
dc.subject | Humanidades | pt_BR |
dc.title | Impactos da pandemia de Covid-19 nos docentes do curso de medicina | pt_BR |
dc.type | Trabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Medicina |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marina Spindola Arce.pdf | 334,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.