Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8262
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorARCE, Marina Spindola-
dc.date.accessioned2024-09-12T18:47:16Z-
dc.date.available2024-09-12T18:47:16Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8262-
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.description.abstractEm março de 2020, a OMS declarou a Pandemia de Covid-19, o que acarretou em diversas mudanças na sociedade em decorrencia das medidas preventivas tomadas em tentativas de conter a proliferação do vírus, entre elas estava o isolamento total. Tal pandemia trouxe implicações que afetam desde o fisico e biológico ao social, acarretando em sequelas mentais e físicas. Objetivo: Este estudo visa descrever as narrativas de docentes de cursos de medicina durante o período da pandemia, visando conhecer sobre os desafios enfrentados profissionalmente frente à introdução do ensino a distancia. Metodologia: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e quantitativa, transversal, onde docentes do curso de medicina de 03 instituições foram convidados, via formulário online, para uma entrevista semiestruturada, virtual. As entrevistas foram gravadas, transcritas e submetidas à Análise de Conteúdo de Bardin; os dados quantitativos foram submetidos à estatística descritiva, com média e desvio padrão para as variáveis contínuas e frequência e proporção para as categóricas, no software da IBM, SPSS 14.0. Os dados foram coletados após a aprovação no CEP da UNIFESP. Resultados: O estudo provê uma análise do impacto do isolamento e a consequente introdução do ensino à distancia nos docentes do curso de Medicina em três instituições. Nesse período os profesores precisraram reformular o curso para manter as atividades academicas, esse processo levou ao aumento da jornada e trabalho e a demandas para capacitações referentes ao mundo virtual. Foi necessário criar e desenvolver conteúdos para aulas online e se adaptar a novas metodologias muito rápida, isso sobrecarregou profissioais que ja enfrentavam demandas exaustivas de trabalho no meio intra-hospitalar e lidavam com o estresse e a preocupação com a contaminação com o novo vírus, processo que acarretou em repercussões emocionais intensas nos docentes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectPandemia Covid-19pt_BR
dc.subjectHumanidadespt_BR
dc.titleImpactos da pandemia de Covid-19 nos docentes do curso de medicinapt_BR
dc.typeTrabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marina Spindola Arce.pdf334,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.