Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8253
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SAFFE, Gabriela Fagundes | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-12T18:39:35Z | - |
dc.date.available | 2024-09-12T18:39:35Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8253 | - |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: O desenvolvimento de tecnologias e aparelhos de comunicação revolucionaram o mundo acadêmico e científico, colocando em questionamento o impacto e a eficácia do “modelo tradicional” de ensino. Nesse contexto, iniciativas vêm sendo desenvolvidas para incluir essa nova realidade da melhor forma nos cursos de Medicina. Sendo assim, na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), o componente curricular de Introdução à Técnica Operatória (ITO) desenvolveu métodos criativos de ensino como histórias em quadrinhos (Momento RadioComics) e paródias musicais (Momento RadioSongs) em que os estudantes põem em prática o conteúdo visto nas aulas. Objetivo: Descrever a percepção dos acadêmicos acerca dos recursos criativos de ensino (histórias em quadrinhos e paródias) no ensino de Anatomia Radiológica na EBMSP. Metodologia: Trata-se de um estudo de corte transversal, cuja população foi composta por estudantes de medicina do terceiro semestre da EBMSP que cursaram o componente ITO no período 2020.1. Todos foram voluntários e assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido para participação na pesquisa. Foi-se aplicado um questionário ao final do semestre contendo questões enquadradas em: perfil do participante; avaliação do perfil de estilo de aprendizagem do estudante e análise de cada novo recurso de ensino implementado. O questionário possuía questões de múltipla escolha, do tipo Sim/Não, e perguntas utilizando como respostas a escala de Likert modificada. Resultados: No total, 148 participantes foram envolvidos, com idade média de 21 ± 2,5 anos, dos quais 94,6% não possuíam formação superior antecedente. Mais de 63% da amostra utilizou as classificações “Na Média”, “Acima da Média” ou “Excelente” em todos os critérios utilizados para analisar a avaliação qualitativa dos recursos implementados. Com relação à metodologia de aprendizado que os alunos mais se identificaram, 65,5% da amostra selecionou as aulas da docente e dos monitores discentes. Conclusão: A implementação de recursos criativos de ensino, como histórias em quadrinhos e paródias, apresentou um impacto positivo na vida dos estudantes de Medicina por complementarem os métodos tradicionais de ensino e contemplarem de forma mais ampla os diferentes estilos de aprendizagem dos discentes. No entanto, são necessários estudos maiores e mais duradouros para afirmar com segurança que tais metodologias são eficazes no ensino. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Anatomia | pt_BR |
dc.subject | Radiologia | pt_BR |
dc.title | O impacto da implementação de recursos criativos de ensino (história em quadrinhos e paródias) no ciclo básico do curso médico | pt_BR |
dc.type | Trabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Medicina |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gabriela Fagundes Saffe -O impacto da implementação de recursos criativos de ensino (história em quadrinhos e paródias) no ciclo básico do curso médico-2021.pdf | 930,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.