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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorARAUJO, Enzo Vergne Sousa-
dc.date.accessioned2024-09-12T18:32:20Z-
dc.date.available2024-09-12T18:32:20Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8242-
dc.description.localpubEscola Bahiana de Medicina e Saúde Públicapt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A educação médica tem sido transformada, evoluindo de um ensino meramente passivo para um sistema ativo com a introdução do uso de Simulação Realística (SR). A análise dos níveis de satisfação e autoconfiança dos estudantes de medicina no uso da SR é imprescindível para uma maior compreensão dos efeitos desses fatores na educação médica. Objetivo: Analisar a satisfação e a autoconfiança na aprendizagem de estudantes de Medicina em uma Simulação Realística utilizando a “Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem”. Metodologia: Trata-se de um Estudo Observacional do tipo Corte Transversal Retrospectivo de caráter descritivo e abordagem quantitativa. A população alvo do estudo foram os estudantes que estavam cursando o quinto semestre de Medicina no semestre letivo de 2019.1. A amostra foi de conveniência, contemplando os alunos que estiveram presentes durante o cenário “Tosse com área de interesse em Asma” da atividade de simulação do tipo paciente padronizado vinculada ao componente curricular “Clínica Integrada I” no módulo “Semiologia Médica I”. Os participantes, após a atividade simulada, responderam um questionário com base na “Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem”. Resultado: Oitenta e nove estudantes responderam ao questionário, sendo que um foi excluído pois não preenchia os critérios de inclusão de preenchimento igual ou superior a 50% do questionário. Dados demográficos não estavam disponíveis no banco de dados. Os participantes apresentaram médias elevadas nas dimensões satisfação e autoconfiança na aprendizagem com a Simulação Realística (SR) do tipo Paciente Padronizado (PP) utilizando a Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem (ESEAA). Conclusão: Concluímos que os níveis de satisfação e autoconfiança com a Simulação Realística (SR) do tipo Paciente Padronizado (PP) foram elevados utilizando a Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem (ESEAA).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectEnsino baseado em simulaçãopt_BR
dc.subjectSimulação realísticapt_BR
dc.subjectEscala de satisfação dos estudantes e autoconfiança na aprendizagempt_BR
dc.subjectPaciente padronizadopt_BR
dc.titleAnálise da satisfação e da autoconfiança na aprendizagem de estudantes de medicina em uma simulação realística em uma instituição de ensino em Salvador-Bapt_BR
dc.typeTrabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduaçãopt_BR
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