Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8242
Título: Análise da satisfação e da autoconfiança na aprendizagem de estudantes de medicina em uma simulação realística em uma instituição de ensino em Salvador-Ba
Autor(es): ARAUJO, Enzo Vergne Sousa
Palavras-chave: Educação médica
Ensino baseado em simulação
Simulação realística
Escala de satisfação dos estudantes e autoconfiança na aprendizagem
Paciente padronizado
Data do documento: 2021
Resumo: Introdução: A educação médica tem sido transformada, evoluindo de um ensino meramente passivo para um sistema ativo com a introdução do uso de Simulação Realística (SR). A análise dos níveis de satisfação e autoconfiança dos estudantes de medicina no uso da SR é imprescindível para uma maior compreensão dos efeitos desses fatores na educação médica. Objetivo: Analisar a satisfação e a autoconfiança na aprendizagem de estudantes de Medicina em uma Simulação Realística utilizando a “Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem”. Metodologia: Trata-se de um Estudo Observacional do tipo Corte Transversal Retrospectivo de caráter descritivo e abordagem quantitativa. A população alvo do estudo foram os estudantes que estavam cursando o quinto semestre de Medicina no semestre letivo de 2019.1. A amostra foi de conveniência, contemplando os alunos que estiveram presentes durante o cenário “Tosse com área de interesse em Asma” da atividade de simulação do tipo paciente padronizado vinculada ao componente curricular “Clínica Integrada I” no módulo “Semiologia Médica I”. Os participantes, após a atividade simulada, responderam um questionário com base na “Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem”. Resultado: Oitenta e nove estudantes responderam ao questionário, sendo que um foi excluído pois não preenchia os critérios de inclusão de preenchimento igual ou superior a 50% do questionário. Dados demográficos não estavam disponíveis no banco de dados. Os participantes apresentaram médias elevadas nas dimensões satisfação e autoconfiança na aprendizagem com a Simulação Realística (SR) do tipo Paciente Padronizado (PP) utilizando a Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem (ESEAA). Conclusão: Concluímos que os níveis de satisfação e autoconfiança com a Simulação Realística (SR) do tipo Paciente Padronizado (PP) foram elevados utilizando a Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem (ESEAA).
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8242
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.