Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8231
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOUZA, Danilo Silva Marques de-
dc.date.accessioned2024-09-12T18:28:12Z-
dc.date.available2024-09-12T18:28:12Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8231-
dc.description.localpubEscola Bahiana de Medicina e Saúde Públicapt_BR
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: A histologia por muito tempo foi lecionada através da metodologia tradicional de ensino. As reformas educacionais, no entanto, ocasionaram um decréscimo no tempo atribuído ao ensino das ciências básicas nos cursos de saúde. Por conta disso, novas estratégias têm sido adotadas a fim de otimizar o ensino em detrimento do diminuto tempo disponível. No entanto, para que seja possível aderir os devidos instrumentos pedagógicos e implementar alterações metodológicas pertinentes, faz-se necessária a tomada de decisões com base em evidências científicas. OBJETIVO: Investigar o estado da arte acerca das evidências científicas no ensino da histologia que embasam a promoção de um processo de ensinoaprendizado eficaz. MÉTODOS: Uma revisão de escopo foi desenvolvida utilizando-se as bases de dados Pubmed; Embase; Educational Resources and Information Center (ERIC); Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); Directory of Open Access Journals (DOAJ); Web Of Science e Google Scholar. Os principais descritores foram: histology AND education. Após a verificação da elegibilidade dos estudos, por meio dos critérios de inclusão e exclusão prédefinidos, os artigos inclusos foram submetidos à avaliação da qualidade metodológica pelo Medical Education Research Study Quality Instrument (MERSQI). RESULTADOS: Dos 1.880 trabalhos identificados na busca bibliográfica, 63 foram incluídos na revisão. Identificouse um maior número de estudos envolvendo a implementação de um instrumento pedagógico, 36 artigos. Os artigos inclusos foram avaliados pelo MERSQI e tiveram média de 11,40 pontos do total de 18 pontos alcançáveis. Os estudos que contaram com algum tipo de financiamento obtiveram maiores pontuações no MERSQI. O impacto dos artigos, no entanto, foi em grande parte positivo, contando com uma minoria de resultados com impacto neutro ou negativo. CONCLUSÃO: A utilização de instrumentos pedagógicos, assim como de novas metodologias de ensino, teve um impacto positivo no aprendizado dos estudantes. A média obtida no MERSQI pelos estudos aponta para uma certa fragilidade na qualidade dos estudos. Portanto, para assegurar a eficácia de cada instrumento ou metodologia, é necessária a realização de um estudo mais aprofundado acerca de cada uma delas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Médicapt_BR
dc.subjectHistologiapt_BR
dc.subjectEvidências Científicaspt_BR
dc.subjectRevisão de Escopopt_BR
dc.titleEvidências cientificas no ensino e aprendizado da histologia uma revisão de escopopt_BR
dc.typeTrabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Medicina



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.