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dc.contributor.authorBEZERRA, Clara Simões Pinto-
dc.date.accessioned2024-09-12T18:25:10Z-
dc.date.available2024-09-12T18:25:10Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8222-
dc.description.localpubEscola Bahiana de Medicina e Saúde Públicapt_BR
dc.description.abstractIntrodução: O serviço de Assistência Domiciliar (AD) já data mais de 100 anos de instalação no Brasil, todavia sofreu diversas mudanças em seu formato, objetivo e regulamentação. Nos últimos 30 anos, estas mudanças foram mais expressivas e frequentes, devido à mudança da conformação etária da população e a crescente demanda e importância deste serviço. Atualmente, a Portaria que regulamenta o serviço de Homecare é a de número 825, de 25 de abril de 2016. Entretanto, apesar da regulamentação e delimitação atual, os profissionais enfrentam desafios diários e crescentes que abrangem desde as dificuldades intrínsecas à assistência a saúde até a falta de articulação com a rede de atenção e a multiplicidade de dinâmicas familiares. Tais desafios intensificam-se com o aumento da demanda por esse modelo de assistência e, atualmente, foi acrescido um novo e grande conjunto de dificuldades diante da realidade da pandemia de SARS-COV-2, que motivou a realização desta pesquisa. Objetivo: Investigar os impactos da pandemia do COVID-19 na prática do profissional que trabalha em Homecare. Materiais e métodos: O estudo possui caráter descritivo com abordagem qualitativa e utilizou-se de dois instrumentos: entrevista semiestruturada e aplicação de um questionário estruturado online contendo questões, abertas e fechadas, acerca da formação acadêmica e profissional dos participantes, informações sociodemográficas e os desafios que a pandemia de Covid-19 acrescentou em sua atuação profissional. A entrevista foi realizada individualmente com interlocução dos pesquisadores de maneira telepresencial. Para tratamento e análise dos dados, foi utilizada a análise de Bardin. Resultados e discussão: A partir dos dados colhidos e tratados com a análise de Bardin, foi possível elencar as seguintes categorias mais marcantes: desafios, EPI’s, capacitação, ansiedade, queixas e cuidados. Diante dos relatos dos profissionais e das respostas dos questionários, tornaram-se notórios impactos diretos, como a crise de EPI’s, aparecimento de sintomas psíquicos e o desejo de se afastar da profissão, e indiretos, como a queda na renda da população alvo do serviço, a evitação de exames e procedimentos, queixas prestadas pelos pacientes e, por fim, a queda na qualidade do serviço prestado. Conclusão: O estudo mostrou o impacto negativo da pandemia de SARS-COV-2 sobre o serviço de Homecare, que apesar de negado veementemente pelos profissionais atuantes, foi comprovado através dos relatos ansiosos, medo excessivo, dos relatos de pacientes queixosos da mudança negativa na qualidade do serviço e a forte crise de oferta e demanda de EPI’s. Todavia, a despeito deste impacto negativo, os profissionais de saúde mantiveram-se em negação a respeito da queda na qualidade de seus serviços. Desta maneira, através deste estudo, também foi possível notar a forte semelhança entre os profissionais de saúde e o arquétipo do herói reforçado toda sociedade através do inconsciente coletivo, teorizado por Carl Jung.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHomecarept_BR
dc.subjectSARS-COV-2pt_BR
dc.titleAnálise do percurso feito pelo profissional de homecare percepções do impacto da pandemia de covid-19 na sua práticapt_BR
dc.typeTrabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduaçãopt_BR
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