Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8202
Título : Avaliação do estilo de vida de estudantes de medicina. Salvador – Bahia. 2020.
Autor : DANTAS, Felipe Pinto
Palabras clave : Estilo de vida
Saúde do estudante
Faculdade de medicina
Fecha de publicación : 2021
Resumen : Introdução: O estilo de vida é uma forma de vida que se baseia em uma série de padrões comportamentais identificáveis, determinado pelas interações ambientais, sociais e condições sócio econômicas do indivíduo. Sabe-se que o estilo de vida saudável é um fator fundamental na vida do indivíduo e que influencia de forma positiva em sua saúde física e mental. Dessa forma, torna se fundamental analisa-lo no contexto universitário, uma vez que hábitos adquiridos nessa fase da vida tendem a perdurar nos indivíduos adultos. Objetivos: O trabalho tem como objetivo analisar o estilo de vida de estudantes de graduação em medicina de uma Escola Médica em Salvador, Bahia, no ano de 2020. Métodos: Trata-se de um estudo de prevalência com coleta de dados primários utilizando uma amostra representativa do alunado em 2020. Para a coleta de dados foram aplicados: questionário sobre informações demográficas, sociais, econômica e comportamentais e questionário de estilo de vida FANTASTICO. As variáveis categóricas foram expressas em frequências absolutas e relativas e as quantitativas em média e desvio padrão ou medianas e intervalo interquartil. Foi estimada a prevalência, razão de prevalência e intervalo de confiança a 95% para a classificação do estilo de vida segundo as variáveis demográficas, sociais, econômica e comportamentais. Para verificação de associação foi utilizado o teste de qui-quadrado e Mann Whitney. Foi considerado estatisticamente significante o valor de p<0,05. As variáveis que no teste qui quadrado apresentaram valor p<0,20 foram incluídas no modelo de regressão de Poison com variação robusta. Resultados: Foi identificado que 95,8% dos estudantes possuem um estilo de vida considerado saudável e 56,7% foram classificados como estilo de vida muito bom. O sexo masculino (97,5%), menores de 22 anos (96,37%), ciclos clínico e internato (96,1%), heterossexuais (97,3%), brancos (97,0%), sem relacionamento fixo (96,0%), professantes de alguma religião (97,5%), renda maior que R$ 10.000,00 (96,6%), naturalidade de Salvador (95,9%) e mora com outros (96,3%) apresentaram as maiores prevalências de estilo de vida saudável. No modelo de Poisson robusto, com RP ajustada para estilo de vida satisfatório e não satisfatório, apenas a variável orientação sexual manteve-se estatisticamente Conclusão: Os resultados deste estudo mostram que os estudantes de medicina analisados apresentaram um estilo de vida considerado bastante saudável, se destacando o bom relacionamento interpessoal, a prática de atividade física regular, boa nutrição e não consumo de drogas, o que vai repercutir de sobremaneira na sua saúde física e mental. Assim, torna-se fundamental que as universidades, promovam hábitos de vida saudáveis como forma de promoção da saúde e prevenção de doenças, neste importante grupo de futuro profissionais da saúde.
URI : https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8202
Aparece en las colecciones: Medicina



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.