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Título: Conhecimento, atitudes e crenças em relação à pluralidade sexual e de gênero entre estudantes de medicina
Autor(es): SOUZA, Caio Vinícius Silva de
Palavras-chave: Pessoas LGBT
Diversidade Sexual e de Gênero
Preconceito
Estudantes de Medicina
Data do documento: 2021
Resumo: INTRODUÇÃO: A população de lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e travestis (LGBT) enfrenta diariamente inúmeras violências por não se enquadrar no modelo social heteronormativo, inclusive ao tentar acessar os serviços de saúde. A educação médica, como indica a literatura, no entanto, não costuma abordar assuntos que envolvam diversidade sexual e de gênero, e há médicos que sequer ouviram falar sobre a sigla LGBT ou sobre temáticas específicas acerca dessa população durante a graduação. Dessa forma, entender o perfil de atitude dos estudantes de medicina diante de pessoas LGBT é fundamental para que as disparidades que existem no sistema de saúde sejam reduzidas. OBJETIVO: Analisar o perfil de atitude frente à pluralidade sexual e de gênero entre estudantes de medicina. MÉTODOS: Trata-se de um estudo do tipo corte transversal, prospectivo e descritivo realizado em uma faculdade privada de medicina em Salvador no ano de 2021. O questionário criado pelo Google Forms foi enviado via e-mail institucional para todos os alunos dos 12 semestres do curso de medicina com idade igual ou superior a 18 anos e sem distinção de sexo. O instrumento de coleta contém (1) Perfil sociodemográfico, (2) Escala de Distância Social, (3) Escala de Preconceito contra a Diversidade Sexual e de Gênero e (4) Conhecimentos e crenças sobre a população LGBT. Para tabulação e análise, foi utilizado o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 20 para Windows. As variáveis quantitativas foram expressas em média ± desvio de padrão ou mediana (Md) e amplitude interquartil (AIQ). As variáveis categóricas foram descritas por meio de porcentagem e proporções, sendo dispostas através de gráficos e tabelas. A associação entre variáveis ordinais/contínuas foi medida através do coeficiente de correlação de Spearman tendo em vista que a maioria das variáveis apresentou distribuição distinta da normal. RESULTADOS: A amostra foi composta de 407 estudantes. Destes, 48,6% (n=198) apresentaram algum tipo de preconceito em relação à diversidade sexual e de gênero. No que concerne à distância social dos estudantes em relação a lésbicas, gays, travestis e transexuais, 95,1% (n=387) dos participantes apresentaram aceitação social máxima, já que aceitariam lésbicas, gays, travestis e transexuais como membros de suas famílias. Em relação ao questionário de Conhecimentos e Crenças, a maioria dos estudantes 60,4% (n=244) acertaram oito questões da Escala de Conhecimento sobre a População LGBT, composta por 11 itens, o que equivale a aproximadamente 73%. Foi realizada também a correlação entre a Escala de Conhecimento sobre a população LGBT e a Escala de Preconceito contra a Diversidade Sexual e de Gênero, obtendo-se uma associação negativa e fraca entre elas. CONCLUSÃO: Observou-se a presença do preconceito em quase metade dos estudantes avaliados, sendo que houve um comportamento acentuadamente mais negativo em relação às travestis. A maioria dos estudantes possuem conhecimento em relação à população LGBT embora não se sintam capacitados para atuar em situações envolvendo esses indivíduos.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/8196
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